É possível ter dois biotipos?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Hoje já se sabe que a maioria das pessoas pode ter um biotipo híbrido, combinando dois ou três deles. Além disso, a genética é apenas um entre vários fatores que se combinam para resultar em uma composição corporal específica.

Biótipo genético – Endomorfo
Esse biótipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência.

Mesomorfo

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

Ectomorfo: o que é, características e dieta (com cardápio)
Ectomorfo é o biotipo corporal da pessoa que é magra,... O endomorfo é um tipo corporal onde as pessoas geralmente têm facilidade para ganhar massa muscular, mas também têm um metabolismo mais lento, tendo dificuldade para emagrecer.

São eles: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Eles são classificados através de heranças genéticas e não podem ser alterados. Por isso, a interferência dessa característica nos resultados de treino e dieta é inevitável.

Mesomorfo. Já os mesomorfos têm o corpo magro e atlético, mesmo que não se exercitem com tanta frequência. Pessoas desse biotipo corporal têm o tronco mais largo, enquanto a cintura e o quadril são estreitos. Elas têm pouca gordura abdominal e tendem a ganhar massa muscular com facilidade.

Os ectomorfos correspondem ao somatotipo com maior tendência à linearidade, e menor tendência ao acúmulo de gordura e massa muscular. Geralmente, são altos, magros, com metabolismo acelerado e não ganham peso com facilidade. No vocabulário popular, são aqueles considerados “magros de ruim”.

Tem o corpo mais magro, os ombros estreitos, percentual de massa muscular mais baixo. Geralmente são mais altos, têm o metabolismo mais acelerado e, portanto, têm mais facilidade para perder peso, bem como mais facilidade para perder massa muscular.

O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

76% das brasileiras têm corpo retangular; entenda os cinco tipos que a moda adota.

- Existem pessoas com facilidade no ganho de massa muscular, como os mesomorfos, e indivíduos com dificuldade, no caso dos ectomorfos.

Quando nascemos, trazemos diversas características biológicas que determinam como será a nossa composição física. Elas são conhecidas como biotipo corporal. Podemos dizer que o biotipo é uma herança genética e varia de pessoa para pessoa.

O biotipo de quem apresenta maior quantidade de fibra muscular, por exemplo, é chamado de mesomorfo. Enquanto isso, as pessoas com maior capacidade para exercícios aeróbicos são ectomorfas. Já quem possui metabolismo mais lento e predisposição ao acúmulo de gordura são os endomorfos.

Os biotipos, além de indicarem fisicamente traços na aparência, estão relacionados com o bom funcionamento do corpo, sendo assim, ajudam a entender quais são os melhores exercícios e alimentos para a sua rotina.

“O ectomorfo”, explica Matheus, “é aquela pessoa mais magra que tem dificuldade em ganhar volume muscular e peso. O mesomorfo é o que chamamos de atleta, que já é forte por natureza e ganha força e volume muscular com facilidade e não tem a capacidade de acumular gordura.

Pessoas com o biotipo endomorfo geralmente são mais baixas, têm maior percentual de gordura corporal e dificuldade para perder peso. No entanto, uma dieta balanceada e com boas quantidades de proteínas ajuda a ganhar massa muscular e a emagrecer.

A musculação para um mesomorfo é eficaz porque geralmente tem avanços e mudanças de forma muito rápida, principalmente quando iniciam treinos. Uma desvantagem para pessoas com esse padrão de corpo é que ganham gordura de forma mais fácil que os ectomorfos, por exemplo.

O biotipo endomorfo é representado por aquelas pessoas que possuem os membros inferiores maiores e robustos, em contrapartida os superiores que são pequenos e mais finos. Ou seja, quem tem esse tipo de corpo possui mais força nas pernas, já os braços são mais magros.

Teste de pulso

  1. Ectomorfo – polegar e dedo médio sobrepostos com facilidade. Dificuldade em ganhar gordura e músculo;
  2. Mesomorfo – polegar e dedo médio tocando um ao outro. Perde gordura corporal facilmente e ganha músculo rapidamente.
  3. Endomorfo – O polegar e o dedo médio não entram em contato.