É possível ter dois bernes no mesmo lugar?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Não há limite para a penetração das larvas da miíase. Em cada orifício de penetração da miíase (que muitas vezes não são simples orifícios, mas galerias) pode haver várias larvas.

A doença gera muito incômodo e dor, geralmente na forma de fisgadas. Como complicações, podemos destacar a formação de abscessos e o surgimento de infecções secundárias, tais como o tétano.

A berne é causada pela mosca berneira (Dermatobia hominis) e sua expectativa de vida é de somente 1 dia. Quando precisa botar seus ovos, ela captura outro tipo de mosca, deposita seus ovos nela e essa mosca trata de completar o ciclo, quando pousa em um animal.

A principal manifestação do berne é uma ferida aberta de 2 a 3 cm na pele, acompanhada de pus e outras secreções. Caso haja pressão na ferida, uma larva branca também pode ser vista no local acometido.

O tratamento da berne em humanos deve ser orientado por um clínico geral, mas, normalmente, consiste na retirada da larva do interior da pele com o uso de uma pinça, quando é possível observar a larva, ou através do uso de remédios anti-parasitários, como a Ivermectina, para matar a larva.

O que acontece se o berne morre dentro da pele humana? Um dos problemas de se tentar fazer o tratamento caseiro do berne é o risco de causar a divisão da larva. Se a larva morre ou uma parte dela permanece no tecido subcutâneo, pode haver inflamação local, com ou sem infecção.

Berne, tapuru, dermatobiose ou miíase é uma infecção produzida por um estágio larval, tipo de doença conhecida da mosca Dermatobia hominis, popularmente conhecida no Brasil como mosca-berneira, que infecta diversos animais, principalmente bovinos.

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

Não há limite para a penetração das larvas da miíase. Em cada orifício de penetração da miíase (que muitas vezes não são simples orifícios, mas galerias) pode haver várias larvas.

Com o tempo, a berne sai sozinha do corpo
Quando ela não é percebida no corpo, com o tempo a larva se encaminha para extração e rasteja para a terra, a fim de acabar com o seu ciclo de desenvolvimento. No caso de pessoas, é difícil isso acontecer porque ela faz um movimento que causa uma dor específica.

O tratamento mais usado para retirar a berne do cão é através de medicamentos que são colocados sobre o buraco na pele para evitar que a larva respire, a matando por falta de oxigênio. Depois de morta, o local deve ser espremido até a retirada completa da larva.

Esse crescimento pode levar até 40 dias, que é basicamente o tempo durante o qual seu cachorro pode sofrer de berne. Outra coisa em que você deve prestar atenção para identificar o problema é o local afetado pela entrada da larva.

Durante aproximadamente 40 dias, ela se alimenta do tecido vivo e, quando está pronta, se enterra para virar uma mosca. Durante este período, a ferida aumenta e causa inflamação, dor e coceira. Por isso, a retirada do berne deve ser feita o quanto antes.

Utilize água fervente no local
A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Enquanto a bicheira é caracterizada pela presença de larvas que se alimentam de tecido muscular com ferimento, o berne é caracterizado pela infestação do tecido íntegro do animal, onde as larvas penetram e formam um nódulo no local.

O ciclo de vida da mosca do berne é estritamente rural e nele devem-se distinguir as chamadas fase doméstica e fase selvagem. A fase doméstica se realiza entre os bovinos e os vetores de seus ovos, onde observa-se um grande número de animais com alto grau de infestação.

Tratamento de miíase (bicheiras): uso tópico, aplicar 1ml de Creolina sobre cada lesão, em uma única aplicação: Como Germicida: fazer diluições de 2,0% ou 4,0% de Creolina em água (vide tabela) e manter a solução em contato com a superfície a ser desinfetada durante 10 minutos.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

Ela pode ser facilmente identificada, pois gera coceiras, e, no local da ferida, há a presença de larvas esbranquiçadas, que se movimentam pela área, geralmente, com a presença de secreção, explica Dra. Vitória. Além disso, o ferimento fica com um odor forte.

A Miíase é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.