É possível ter dois amores ao mesmo tempo?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Pode-se amar igual duas pessoas, sim. Não é que a pessoa se apaixona por uma e depois por outra.

O poliamor é uma forma de "não monogamia" em consenso por todas as partes através da qual mulheres e homens estabelecem relações íntimas, emocionais e/ou sexuais com várias pessoas em simultâneo.

Fases de um relacionamento afetivo duradouro

  • Fase 1 - Paixão. Nessa fase ocorre o encontro de duas pessoas que idealizam a outra e sentem uma forte atração física, intelectual e afetiva. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

A vida a dois é uma fase repleta de amor, paixão e alegria, mas também é um combinado de aventuras, decisões e desafios. Aliás, muitos dizem que o relacionamento cai na mesmice ou que torna-se pacato com o tempo, e está tudo bem se para ambos isso é natural.

Amar intensamente uma pessoa jamais será um problema por si só. Em algumas situações, como o amor materno, esse sentimento pode levar a sacrifícios pessoais. O amor fraterno ou conjugal pode levar um indivíduo a doar um órgão para a pessoa amada. Tudo isso ocorre sem que saia da esfera da normalidade.

O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Os feromônios são substâncias químicas que são ativadas instintivamente ao contato com o outro através dos gestos, cheiro, beijo, causando então o desejo sexual”, afirma a psicoterapeuta.

Amor é a experiência de se sentir conectado ou ligado a outra pessoa. Essa conexão inclui proximidade emocional ou intimidade. A luxúria, por outro lado, não vem com esse tipo de apego: é um sentimento impulsionado, principalmente, pelo desejo físico e está enraizado no momento.

O amor não é egoísta ou egocêntrico, é o amar sem esperar a volta. Já a dependência emocional é totalmente o contrário, pois é carregada de ego. Você acredita que apenas será feliz ou sobreviverá se o outro estiver contigo.

É só atração sexual? Para saber se você está apenas com segundas intenções com alguém, é preciso se autoanalisar e, quem sabe, chegar a um diagnóstico. “A paixão é mais profunda, exige mais de você. Ela te faz pensar mais, desejar mais e querer mais do outro”, explica a psicóloga.

48 meses

O limite é quando ceder se torna invasivo ou desestrutura a vida de quem está cedendo”. Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses.

A paixão é a fase do encantamento de um casal. Há uma dependência física e psíquica e, por esta razão, o casal quer ficar perto um do outro a todo o momento. É uma fase que pode durar no máximo dois anos. Após este período, pode ter dois caminhos: ou o relacionamento acaba ou transforma-se em amor.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Veja oito exemplos:

  1. Conversar todos os dias. Conversar bastante é uma das atitudes de um casal feliz. ...
  2. Manter o contato físico. ...
  3. Compartilhar sonhos e objetivos. ...
  4. Não esquecer das programações a dois. ...
  5. Ter admiração pelo parceiro. ...
  6. Respeitar a individualidade de cada um. ...
  7. Cuidar da vida social. ...
  8. Demonstrar amor com pequenos gestos.

A psicóloga Marina Vasconcellos (SP), especializada em terapia familiar e de casal, sugeriu algumas atitudes que podem melhorar a comunicação entre vocês

  • Diga como se sente. ...
  • Ouça atentamente. ...
  • Respeite o espaço do outro. ...
  • Mostre que se importa. ...
  • Peça ajuda sem medo.

Regras básicas para começar uma vida a dois

  1. Hábitos diários.
  2. Mantenham a vossa vida social.
  3. Dialogar é importante.
  4. Nunca se deitem zangados.
  5. Trabalhos domésticos.
  6. Renovem os vossos votos.
  7. Eternos namorados.

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

Se a pessoa chora porque ama alguém, deve estar com algum problema. Chorar mesmo só se pessoa estiver longe há muito tempo." "Quem chora por amor não está sendo fraco. Está colocando um sentimento para fora.