É possível ter dente de leite a vida toda?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Um dente de leite pode permanecer a vida toda na boca sem apresentar nenhuma alteração. Por outro lado, pode causar sérios problemas funcionais. Por isso, somente uma consulta ao dentista pode revelar se será necessário algum tratamento. Cuide bem da saúde bucal de suas crianças desde o início.

Segundo os especialistas, a melhor opção é esperar. Essa decisão cabe apenas ao Dentista, e geralmente espera-se até a metade do dente permanente crescer para depois arrancar o de leite. Pois, durante esse período, pode ser que o de leite fiquei molinho e caia naturalmente.

Então, quais são os dentes de leite que não caem? Os dentes de leite que não caem são os dentes molares, isso significa que nenhum deles possui um substituto. Desse modo, esse é o motivo do dente do siso não nascer novamente após sua extração.

Há casos de pacientes que os dentes sisos começam a nascer por volta dos 30 anos, mas o procedimento para diagnóstico e retirada é o mesmo.

Mas lembre-se: nossos dentes nascem de novo uma única vez, quando caem os dentes de leite! Já os dentes permanentes não são substituídos…

São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.

O valor médio desse procedimento é entre R$ 100,00 e R$300,00 por dente.

Olá! Que pena você ter perdido esse dente, pois era um dente permanente, ou seja, não nascerá outro no local. Na sua idade não se troca mais os dentes, são todos dentes permanentes. Por isso se deve ter o maior cuidado e prevenir.

Sim, é possível restaurar um dente de leite cariado e o processo para a restauração dentária dos pequenos é um procedimento bastante simples e indolor para crianças, o objetivo do procedimento é remover a parte cariada do dente de leite e substitui-lá para a restauração de sua forma, estética e função.

“Já presenciei casos de pacientes meus que começaram a perceber a erupção do siso após os 40 anos, como já tive casos de indivíduos com 16 anos já com siso surgindo na boca.”, conta o dentista. Dependendo de cada caso, o nascimento do dente siso vai provocar sintomas diferentes nos indivíduos.

Após os dentes de leite começarem a cair, os dentes da dentição permanente começam a nascer. Os primeiros a aparecerem na boca são os molares. Os dentes permanentes são muito maiores que qualquer dente de leite e não podem fazer sua entrada antes que a mandíbula esteja bem desenvolvida e tenha espaço suficiente.

É sim, perfeitamente normal. Na realidade muitas pessoas no Planeta estão tendo uma dentição permanente de 28 dentes ao invés de 32 que era o habitual quando os dentes do siso erupcionavam.

O dente completa a sua formação entre as idades de 15-25 anos, variando de paciente para paciente, por isso, nem sempre encontram espaço suficiente para sua erupção e podem trazer uma série de problemas indesejáveis para a saúde bucal.

O nascimento dos dentes permanentes ocorre aos 6 anos +/- 6 meses. Com exceção dos sisos, o último dente permanente a nascer ocorre em torno dos 12 anos de idade. A erupção dentária é variável. Os dentes nas meninas tendem a nascer mais cedo do que nos meninos.