É possível ter cárie em cima de uma obturação?
Sim. A cárie pode surgir por baixo de uma restauração antiga ou haver uma infiltração entre o dente e a restauração. Nesses casos, será necessário limpar a cárie e substituir a restauração antiga.
É possível um dente obturado doer?
De acordo com o dentista, após a restauração pode ocorrer um desconforto ou sensibilidade nos dentes, que pode ser desencadeada pela temperatura de alimentos e bebidas. O incômodo pode durar por duas ou três semanas, mas tende a passar após esse período.
Como saber se a obturação tem infiltração?
Muito se fala sobre as principais causas da infiltração no dente, mas você sabe como identificar esse problema? De acordo com a especialista, os sintomas mais comuns são dor e sensibilidade dentária. Nesse caso, os incômodos tendem a surgir durante o consumo de alimentos frios, quentes ou ácidos.
Porque algumas pessoas têm cárie mesmo escovando os dentes?
Esse problema pode ser causado por doenças, uso de certos remédios e até pelo hábito de respirar apenas pela boca. A saliva tem um papel protetor na saúde bucal, diminuindo a acidez da boca. Quando ela diminui, o esmalte do dente pode ficar desmineralizado, o que normalmente leva às cáries.
É possível tirar a cárie só escovando os dentes?
Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.
É possível ter cárie na resina?
Restos de alimentos e saliva podem penetrar entre a restauração e o dente. Isto pode ocasionar cárie dentária, pigmentação ou sensibilidade. Tanto a restauração com o amálgama quanto a resina composta podem infiltrar, mas a restauração em amálgama muitas vezes dura mais tempo.
Qual o tempo de garantia de uma obturação?
Sob a ótica do CDC, os tratamentos ou retratamentos endodônticos podem ser considerados serviços duráveis, com uma garantia mínima de 90 dias, contados desde a finalização efetiva dos serviços.
Qual a durabilidade de uma restauração?
No caso da restauração dental feita de resina, por exemplo, esse período pode ser de 3 a 10 anos. Já com a restauração de porcelana as chances de desgastes são menores, o que prolonga o tratamento por até 13 anos.
O que é infiltração na obturação?
A infiltração na restauração dentária acontece quando existe uma separação entre o dente e o material restaurador, promovendo a passagem de fluidos, íons, pigmentos e bactérias para seu interior. De acordo com o dentista, isso pode acontecer por fatores químicos, mecânicos ou biológicos.
Porque mesmo o dente obturado dói?
Por que o dente dói após uma obturação? Algumas pessoas sentem desconforto ou sensibilidade dental após uma restauração. Isso pode ocorrer devido à irritação do nervo, reação alérgica ou alinhamento incorreto da mordida. A sensibilidade após uma obturação dentária é comum e geralmente desaparece com o tempo.
O que fazer quando o dente obturado está doendo?
Faça bochechos
Os bons e velhos bochechos ajudam muito na hora de aliviar a dor do dente obturado. Eles podem ser feitos com água e sal ou até mesmo ingredientes como chá de gengibre ou própolis, que têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
O que pode ser quando o dente dói e não tem cárie?
A sensibilidade dentinária (ou sensibilidade nos dentes)
Ou seja, você pode ter dentes sensíveis. A chamada sensibilidade dentinária acontece quando a camada interna do dente, conhecida como dentina, fica exposta. E esse tipo de dor de dente acontece mesmo quando você não tem cárie.
Por que a obturação fica preta?
O consumo exagerado de alimentos que contêm corantes e pigmentos favorece o aparecimento de manchas nas restaurações.
O que causa infiltração no dente restaurado?
Infiltração no dente restaurado
São causas do desgaste da resina fatores químicos, mecânicos ou biológicos. Como, por exemplo: A diferença de contração e expansão térmica do material; Acúmulo de bactérias que podem corroer a restauração.
Porque cuido do meus dentes e sempre tenho cárie?
O principal é o estilo de vida. Comer muito açúcar e não escovar o dente são, sem a menor sombra de dúvida, os grandes culpados pelas cáries. Como a placa bacteriana é o estopim que leva à cárie, dificilmente alguém que se alimente de maneira equilibrada e tenha uma boa higiene desenvolverá a encrenca.
Como saber se é mancha ou cárie?
Fases da doença cárie
A primeira delas é a mancha branca opaca. Essa mancha é a indicação que a cárie está na sua fase inicial. Porém é importante saber que isso pode ser revertido com a correta higienização da região. Além disso, devemos ficar atentos que nem toda mancha branca significa que estamos com cárie.
Quanto custa a remoção de uma cárie?
Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.
Como impedir o avanço da cárie?
COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?
- CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. Se você quer saber como evitar cáries, a primeira dica é conservar os dentes limpos. ...
- ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ...
- USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ...
- EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ...
- FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO.
Como saber se a cárie chegou na polpa?
Quando o dano chega à dentina, que é a camada abaixo do esmalte, o paciente pode começar a sentir sensibilidade e dor ao mastigar ou em contato com alimentos e bebidas quentes, frias ou doces. Quando a infecção chega à polpa, que é interior do dente, onde ficam os nervos, a dor é intensa e pode ser contínua.
O que pode ser confundido com cárie?
O sulco pigmentado é a manifestação mais comum, muitas vezes confundida com cárie, mas com características bastante diferenciadas e tratamento específico.
O que causa cárie oculta?
As causas para o surgimento da cárie profunda é a ingestão de alimentos açucarados, má higienização da boca e a negligência em fazer acompanhamento com profissional dentista.