É possível ter câncer de mama e não ter sintomas?

Perguntado por: lgois . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Muitos tumores de mama não apresentam sintomas e, portanto, são diagnosticados nas consultas de rotina e exames, como a mamografia, que deve ser realizada de forma rotineira.

Afinal de contas, o câncer de mama dói ou não? A verdade é que raramente o câncer de mama provoca dor. E nas poucas vezes em que ela aparece, já estamos falando de casos avançados. Como regra, devemos lembrar que a dor nas mamas geralmente indica uma doença benigna, não relacionada com o câncer.

Estágio 1 – Câncer de mama em estágio inicial
Apresenta tumores menores ou iguais a 2 cm que ainda se limitam à mama, sem atingir os linfonodos.

Dor inexplicável (pode indicar vários tipos de câncer) Sangramento inexplicável (pode estar ligado a cânceres no intestino, na medula ou na vulva) Ferida que não cicatriza (por estar ligada a diversas variações da doença) Dificuldade de engolir (câncer no esôfago)

Câncer de mama tem maior incidência após 60 anos, mas comportamento da doença é mais agressivo em mulheres jovens. Se diagnosticado no início, chances de cura são acima de 90%.

Esses fatores incluem: história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona) (Silva ...

Como a mulher pode perceber a doença? O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.

Em geral, o ciclo menstrual dura de 25 a 30 dias, porém esse tempo pode variar de mulher para mulher. No caso das pacientes em tratamento oncológico, é possível que elas apresentem menstruação irregular enquanto o tratamento durar.

As alterações hormonais que ocorrem antes e durante a menstruação podem provocar dor na mama de algumas mulheres, o que não representa algo grave, apesar do incômodo. Nestes casos, é comum que a mulher sinta pequenas pontadas na mama ou sensibilidade aumentada, mesmo no bico da mama.

Alguns pacientes podem notar o braço inchado e dolorido, com dores que surgem sem motivo aparente e sem que o músculo tenha sido forçado por meio de atividades do dia a dia, atividades físicas ou movimentos bruscos. A dor no braço causada pelo câncer de mama normalmente é leve, mas não cede facilmente.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

Confira a seguir os sete tipos de câncer com maior chance de êxito nos tratamentos, de acordo com a American Cancer Society:

  • Câncer de mama. ...
  • Câncer de próstata. ...
  • Câncer testicular. ...
  • Câncer de tireoide. ...
  • Melanoma. ...
  • Câncer do colo do útero. ...
  • Linfoma de Hodgkin.

O sintoma mais frequente é o surgimento de um nódulo, geralmente indolor, móvel e bem delimitado, que apresenta crescimento lento", explica. Segundo ela, até 25% das pacientes podem não ter sintomas. O tamanho médio do tumor é de 2 a 3 cm, mas pode alcançar até 7 cm.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.

Cerca de 90% das pessoas costumam ignorar estes sintomas, por isso é bom levá-los em consideração. Se existe algo importante em uma doença como o câncer é o diagnóstico precoce. Logo, se você observar qualquer um destes sintomas, não se alarme, mas procure um médico para entender o que acontece.

“Alguns tratamentos quimioterápicos e radioterápicos podem provocar cansaço, dores musculares e falta de energia em alguns dias após a sua aplicação. Os tratamentos hormonais, em especial para tratar o câncer de mama e de próstata, também fazem o paciente sentir muito cansaço no início do tratamento.

A detecção do câncer ocorre por meio de exames de imagem, de sangue e até mesmo físico, como é o caso do autoexame para identificar nódulos nos seios. A seguir conheça alguns tipos de exame para identificar câncer e saiba qual a importância de um diagnóstico mais rápido nesses casos.

O câncer de mama é segundo o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, atrás apenas do de pele não melanoma. Ele responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Principais problemas da realização da mamografia antes dos 40 anos. Menor chance de câncer de mama nas idades mais precoces; Menor sensibilidade do exame, levando a exames e biópsias desnecessárias; Maior risco de radiação.