É possível ter alergia ao próprio suor?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Ter alergia ao próprio suor é algo muito comum e pode ocorrer a qualquer momento. Um dos fatores que desencadeiam a irritação ou a coceira, é a mudança no pH da pele, o que pode expor certos locais do corpo à ação de bactérias, bem como dificultar a evaporação completa do suor.

Segundo Fernanda, a alergia ao suor se caracteriza por bolinhas pequenas com diâmetro de 1 a 3 milímetros, chamadas urticas, com um halo ou círculo vermelho ao seu redor, que coçam muito. “Elas surgem em qualquer região do corpo, exceto palmas das mãos e plantas dos pés.

O termo médico para alergia ao calor é urticária colinérgica. Ela atinge, principalmente, adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade. Quando a temperatura do corpo aumenta, acontece a liberação de acetilcolina, uma substância presente no suor. A alergia acontece como uma resposta imune à acetilcolina.

Cetoconazol + Betametasona+neomicina Eurofarma Pomada 30g.

Você deve usar o cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina apenas sob orientação do seu médico. Use o medicamento no local. Aplique uma fina camada da pomada sobre a área afetada da pele, 1 vez ao dia. Em casos mais graves ou conforme orientação do médico, você pode aplicar 2 vezes ao dia.

No caso da urticária nervosa, a irritação ocorre em regiões específicas devido a um quadro de grande estresse emocional. Essa reação do sistema imune provoca sintomas como irritação na pele, vermelhidão e/ou erupções cutâneas. Os sintomas surgem de repente e, normalmente, desaparecem em menos de 24 horas.

O uso de antialérgicos também pode ser indicado, como Hidroxizina e Cetirizina. No caso específico da urticária, os sintomas serão apenas aliviados, uma vez que essa alergia ao calor não possui cura.

Embora o suor não seja classificado como um alergénio por si só, a transpiração excessiva provoca reações cutâneas como manchas vermelhas, dermatite ou urticária.

INTRODUÇÃO: A urticária colinérgica (UCol) é um subtipo de urticária crônica induzida, desencadeada pela sudorese e o aumento da temperatura corporal. A associação de UCol com atopia é referida como um possível subtipo mais grave.

A urticária colinérgica não tem cura, mas os seus sintomas podem ser aliviados, sendo necessário seguir as orientações do dermatologista, que, geralmente, incluem o uso de alguns remédios antialérgicos, como Hidroxizina e Cetirizina, podendo ser associadas pomadas para potencializar o efeito, como Betametasona.

É bem provável que o prurido/coceira que você está sentindo seja decorrente de banho muito quente e prolongado, além do uso de buchas e sabonetes antissépticos. Todos esses fatores tiram a barreira lipídica de proteção da pele deixando-a bem ressecada, o que gera a coceira.

Coceira ou prurido podem indicar doenças cutâneas (na pele) ou doenças sistêmicas como diabetes, hipotireoidismo, insuficiência renal. Pode ainda ser consequência do uso de produtos tópicos, medicamentos orais.

Por que a ansiedade faz você suar
Quando você fica ansiosa, a resposta natural de “luta ou fuga” do seu corpo entra em ação: suas glândulas supra-renais, que são controladas pelo hipotálamo (também responsável pela regulação da temperatura) liberam hormônios do estresse, incluindo adrenalina.

Os colchões carregados de ácaros e poeiras, por exemplo, estão relacionados ao surgimento de doenças na pele que, consequentemente, vão te provocar coceiras após se deitar.