É possível sobreviver em Júpiter?

Perguntado por: asilveira5 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

De fato, está mais de cem vezes abaixo da concentração de água necessária para as criaturas mais resistentes da Terra, tornando quase impossível que algum ser sobreviva naquele local. A atmosfera de Júpiter ainda é um lugar muito agreste para sobreviver, até porque tem a maior tempestade do Sistema Solar.

Um grande problema em mandar sondas para Júpiter é que o planeta não tem uma superfície sólida para aterrissar, uma vez que há uma transição suave entre a atmosfera do planeta e seu interior. Qualquer sonda descendo na atmosfera é destruída pela imensa pressão.

Qual planeta pode ser habitável?

NomeStatus
Terraplaneta solar
1Kepler-438bconfirmado
2Gliese 667 Ccconfirmado
3KOI-3010.01candidato Kepler

Solo lunar pode transformar dióxido de carbono em oxigênio e sustentar vida no espaço, diz pesquisa. Na busca por lugares fora da Terra que possam sustentar a vida, os cientistas costumam ir atrás de evidências de substâncias essenciais como água e oxigênio.

Júpiter absorveu a maioria dos restos de gás e poeira que restaram depois da formação do Sol, e depois os demais planetas se formaram. Ou seja, nós, a Terra, somos a sobra da sobra do Sistema Solar”, explica Brown.

Estudo aponta que a água na lua de Júpiter está mais próxima da superfície do que se pensava. Europa tem sido um candidato para encontrar vida no nosso sistema solar devido ao seu vasto oceano, que se acredita conter água líquida - um ingrediente chave para a vida.

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

É possível que ocorram chuvas de diamantes em Urano e Netuno. É o que indicam modelos matemáticos somados a análises de dados, conduzidas por astrônomos que queriam entender melhor como é o interior destes planetas gelados e como podem ser as condições por lá.

Por que Júpiter é perigoso
Júpiter é muito maior do que a Terra (tem cerca de 300 vezes mais massa do que nosso planeta). Ainda assim, dá uma volta em torno de si mesmo em apenas 10 horas, o que gera um campo magnético descomunal em sua volta (20 mil vezes mais forte que o da Terra!).

Devido a sua posição em relação ao Sol, que os permite refletir a luz solar. Excetuando as estrelas, os demais astros não tem luz própria e nestes estão incluídos os planetas, satélites, asteroides e cometas. Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem.

a Terra

Vivemos no planeta chamado Terra, também conhecido como mundo, e até onde sabemos, trata-se do único planeta habitável do Sistema Solar. Também conhecido como “planeta água”, a Terra possui características bastante peculiares quando comparadas aos demais planetas.

Kepler-22b
O 22-b foi o primeiro planeta que a missão Kepler confirmou estar posicionado em uma zona habitável. O exoplaneta tem 2,4 vezes o tamanho da Terra — o menor já encontrado em área que pode abrigar vida.

Marte

Depois da Terra, Marte é o planeta mais habitável do sistema solar, uma vez que está mais próximo do nosso, mas também porque as condições em sua superfície são as que mais se assemelham à do Planeta Azul.

A DESCOBERTA DE ÁGUA NA LUA
Uma das missões Apolo já constatara rastros de água na superfície lunar em 1971, mas eram algumas poucas moléculas difusas. A Lua não tem gravidade suficiente para reter uma atmosfera, o que faz com que no vácuo a água se evapore imediatamente.

A primeira resposta óbvia é a ausência de atmosfera lunar. A gravidade lá é muito menor que a nossa: a aceleração na superfície é de um sexto dos 9.8 m/seg² da Terra. Da mesma forma, o campo magnético da Lua é apenas um centésimo do nosso, não existindo o geodínamo protetor entre seus polos.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.

Vênus

Vênus é classificado como o planeta com pior clima e está localizado no nosso próprio Sistema Solar. Ele tem praticamente o mesmo tamanho que a Terra e está envolto em nuvens que causam chuvas de ácido sulfúrico e uma atmosfera que se move muito mais rapido que sua rotação, gerando ciclones de mais de 360km/h.

Expostos a temperaturas extremamente elevadas, os diamantes derreteriam, formando uma chuva de diamante líquido. Dessa forma, em Júpiter e Saturno pode existir não só a chuva dessa pedra preciosa, mas também um “oceano” desse material.

Júpiter emite duas vezes mais calor do que ele absorve do Sol, o que indica que ele possui sua própria fonte interna de calor. Os astrônomos estimam que a temperatura central seja de 20.000 graus Celsius, cerca de três vezes maior que a temperatura do centro da Terra.

A atmosfera joviana também possui oxigênio, nitrogênio, enxofre e gases nobres. A abundância destes elementos excede três vezes a do Sol.