É possível sobreviver a uma overdose?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

As consequências oriundas da overdose são severas. Mesmo quem sobrevive ao quadro pode ter sequelas para a vida toda. Isso porque, como citei antes, as principais manifestações se dão no sistema nervoso central, podendo lesionar o cérebro, por exemplo.

Algumas sequelas que podem ocorrer após uma overdose são alterações motoras, que incluem falta de coordenação ou fraqueza, alterações cognitivas, como distúrbio de memória e atenção. Além disso, também pode deixar a pessoa epilética e aumentar um quadro de depressão, que pode ter consequências serias, como suicídio.

Desse modo, apresentam sintomas como coma alcoólico, sonolência, sensação de sufocamento, dificuldade para respirar, diminuição da frequência cardíaca, náusea, vômito, desmaio e desorientação.

É claro que beber muita água é recomendado, já que ajuda a eliminar a substância do seu organismo mais rapidamente, assim como praticar uma atividade física e manter uma alimentação saudável.

Quanto tempo dura o efeito da cocaína? Quando a cocaína é aspirada, o efeito costuma demorar 10 minutos para acontecer e dura por volta de 30. Já quando é injetada, a sensação de euforia é quase imediata, pois entra diretamente na corrente sanguínea. Portanto, o usuário tende a usar cada vez mais.

Entre as drogas que mais causam overdose estão a heroína, crack e a cocaína. Essas substâncias podem causar uma morte relativamente rápida se usadas em excesso. O álcool, diferentemente do que muitos pensam, também pode levar a uma overdose, entretanto, a grande maioria desmaia ou vomita antes de chegar a esse ponto.

– Vômitos: Um dos principais sintomas imediatos do uso do óxi (e do crack) são vômitos, náuseas e diarreia. É a resposta do organismo pela presença maior de elementos tóxicos.

Além disso, pode ser observada também uma alteração significativa no sono, o que faz com que o usuário fique em vigília ou dormindo por muito tempo.

É uma droga consumida de forma a ser inalada (cheirada) ou injetada, e seus derivados por forma de fumo, todos esses podem viciar a partir do primeiro uso e gerar o efeito de “fissura” nas pessoas.

A cocaína acaba prejudicando o sinus, o que faz o nariz escorrer o tempo todo. Os usuários recorrentes vão acabar fungando como se fosse gripe, mesmo sem ter os outros sintomas. Tocar ou limpar o próprio nariz com maior frequência é um dos sinais que podem indicar o uso de cocaína.

Os sintomas vistos em usuários de cocaína incluem dor abdominal e sensibilidade ao toque, náusea, vômitos e diarréia com sangue. Ocorrem até 48 horas depois do consumo da droga.

O uso de cocaína faz com que as pupilas dos olhos dilatem devido ao efeito estimulante da droga. – Veja se as pupilas (círculo escuro interior do olho) estão dilatadas até mesmo em cômodos bem iluminados. As pupilas dilatadas podem ou não estar acompanhadas de vermelhidão nos olhos.

Uma ótima forma natural de desentupir o nariz consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9%. Para isso, pode-se utilizar um aparelho específico para isso, que pode ser comprado na farmácia, ou utilizar seringa sem agulha.

Não recomendo a mistura da cocaina com Rivotril. Pode causar infarto do miocardio e outras complicaçoes.

Ele confessou que vende drogas na região e que cada pino de cocaína era vendido pelo valor de R$ 10.

A inalação do lança-perfume provoca efeitos de euforia, bem-estar, vontade de rir e sensação de “estar voando”. Contudo, também ocasiona a aceleração da freqüência cardíaca, a destruição irreversível de células cerebrais, alucinações, dores de cabeça, náuseas e depressão.

O uso contínuo e abusivo de cocaína pode trazer complicações gastrointestinais graves, que podem começar por uma leve dor de barriga. Diversos estudos já comprovaram a ligação entre o consumo da substância e problemas como perfurações, úlceras e isquemias intestinais e infarto mesentérico.

Quando uma overdose ocorre, ela pode causar sintomas aparentes. Porém, as mais agressivas são capazes de provocar a falência dos órgãos vitais — como coração e pulmão —, sendo o principal motivo de mortes entre dependentes químicos.

A melhor maneira de fazer isso é se deitar no chão com as pernas para cima, respirar aceleradamente por alguns segundos e levantar o mais rápido possível. Cuidado: você pode desmaiar e bater com a cabeça no chão no processo, causando outro tipo de alteração de consciência, mas de forma bem mais grave e permanente.