É possível sobreviver a um tiro na nuca?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Um homem de 24 anos surpreendeu os médicos por sobreviver sem graves sequelas após ser vítima de um disparo que atingiu sua nuca. A bala passou pelo pescoço e saiu pela boca da vítima, quebrando alguns dentes.

De cada 15 pessoas que levam um tiro na cabeça, apenas 1 chega ao hospital viva. Mas a maioria das vítimas que conseguem chegar aos serviços de emergência sobrevive. Esse "diagnóstico" é feito pelo neurocirurgião Luiz Manreza, do serviço de neurologia de emergência do Hospital das Clínicas.

Quem leva um tiro na cabeça sente dor? Há algumas dores horríveis que muitas pessoas podem relatar: pedras nos rins, trabalho de parto ou osso quebrado. Mas não é todo mundo que sobrevive para narrar um tiro na cabeça — seja por acidente, seja disparado por si mesmo.

A entrada do projétil em seu crânio facilmente estilhaça sua carcaça de cálcio, fósforo, sódio e colágeno. Como um souvenir da abertura, você ganha um buraco circular adornado com pele esfolada. A distância faz diferença também: Quanto mais perto você estiver da arma, mais a fumaça e pólvora podem queimar sua carne.

Um tiro de uma arma geralmente só vai ser instantaneamente letal se destrói o cérebro, ou coluna vertebral superior. Uma batida do coração ou artéria principal causará uma queda muito rápida da pressão arterial e é geralmente muito fatal.

Uma facada é em geral mais letal do que um tiro de pistola, pois destroi mais o corpo e causa mais sangramento do que o tiro.

A quantos tiros uma pessoa pode resistir no máximo? zero. qualquer tiro faz dano, mesmo com colete balístico. Como é levar um tiro na cabeça e sobreviver?

De imediato você não sente nada, somente uma pressão, como se algo tivesse empurrado com muita força o local onde o projétil entrou. Ou seja, você primeiro sente o impacto do projétil. Tudo vai depender da tolerância da pessoa à dor, do calibre da bala, da zona onde se é atingido, e uma série de outros fatores.

De acordo com Peter Rhee, cirurgião de trauma na Universidade do Arizona, é praticamente impossível. De acordo com o médico, o estrago causado por uma arma desse calibre é comparado a uma "granada sendo retirada de dentro do tecido humano" tamanho é o impacto.

Durante a subida, o projétil vai perdendo velocidade até parar e começar a cair, novamente ganhando velocidade. Por sorte, graças à resistência do ar, a bala volta em direção ao solo com apenas uma pequeníssima fração de sua velocidade original — mas ainda assim representa perigo para quem está lá embaixo.

Não. Realmente a única maneira de matar alguém instantaneamente é destruir o cérebro. Qualquer outra coisa vai demorar. Tiros no peito que derrubam um cara imediatamente não o matam instantaneamente .

Esse processo pode levar de 4 a 6 dias, dependendo da gravidade da lesão e das condições de saúde do paciente. Durante esse estágio de cicatrização, você pode sentir inchaço, vermelhidão ou dor enquanto a ferida cicatriza.

Uma dor que se assemelha a golpes profundos com uma lâmina.
“O abdome tem órgãos vitais e, quando a facada atinge órgãos como o fígado, baço ou artérias importantes, pode ocasionar morte”, completa Marco Felipe Ariette.

Um tiro de pistola mais fraca na mandíbula é difícil de matar. (Mas vai te dar um trabalho grande.) Um tiro de revólver transversal ao nariz também provavelmente não é fatal. Se você está pensando em um tiro de pistola no cérebro, as chances são grandes de morte, mas há relatos de sobreviventes.