É possível sobreviver a picada de escorpião?

Perguntado por: ncastro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Uma picada de escorpião provoca dor intensa mas, na maior parte dos casos, não leva a óbito. Crianças, porém, têm maior risco de sofrer quadros graves. Saiba o que fazer em caso de acidentes.

Na hora da picada a dor é forte e em alguns casos o efeito do veneno do escorpião pode ser imediato. A maioria dos casos evolui sem precisar da aplicação de soro, mas sempre com remédios para controlar a dor e atendimento médico.

No Brasil, a espécie de escorpião que causa mais acidentes, Tityus serrulatus, tem se expandido para um número maior de cidades, onde até então não era encontrada.

A picada do escorpião costuma ser acompanhada de muita dor e podem ocorrer náuseas, vômitos e tremores algumas horas depois do acidente. Se não tratado, o veneno pode provocar um colapso cardiocirculatório e edema agudo de pulmão, o que leva a óbito.

Os escorpiões podem se “fingir de mortos” ficando imóveis como instinto de sobrevivência, e ao serem tocados, atacarem. Por isso, tome cuidado, oriente os familiares, ensine as crianças a não mexerem e chamarem o responsável caso vejam e nunca toque ou tente pegar, o ideal é que alguém experiente faça isso.

Portanto, em caso de picada por escorpião ou outro animal peçonhento, quanto mais rápido o paciente for levado ao serviço de saúde, maior a chance de sucesso no tratamento. O que fazer em caso de picada de escorpião? O paciente deve ser levado rapidamente a um serviço de saúde.

Os pretos ou de cor marrom, apesar de maiores e mais assustadores normalmente levam a dor local porém sua picada causa uma dor e desconforto mais leves, já o amarelo tem um veneno de potência maior podendo em alguns casos causar até a morte.

O número de casos passou de 34,5 mil para 42,1 mil, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria da Saúde do Estado. Na comparação com 2020, com 38,1 mil casos, o aumento foi de 10%. O número de mortes causadas por escorpiões caiu de 19 em 2021 para 7 no ano passado.

Gambá é um dos únicos animais imunes ao veneno das serpentes; saiba por quê

Correio Braziliense - Pesquisadores da NUI Galway, na Irlanda, observaram que escorpiões maiores tendem a ter venenos menos potentes se comparados com os menores. Além disso, o tamanho das pinças desses animais invertebrados também importa.

- Lavar o local da picada com água e sabão. - Manter o local da picada voltado para cima. - Não cortar, furar, nem apertar o local da picada.

De acordo com o ministério, quando a pessoa é picada por escorpião, a dor é imediata em praticamente todos os casos. Há ainda sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local.

Leve: causando apenas sintomas no local da picada e geralmente não traz complicações graves; Moderada: além dos sintomas locais, também pode causar náuseas, vômitos e suores; Grave: os sintomas são muito intensos, causando batimentos do coração fracos e dificuldade para respirar, podendo levar à morte.

Qual é o perigo de um escorpião? Escorpiões são animais venenosos. O ferrão, que fica na ponta da cauda, inocula um veneno que causa dor muito intensa. Além de dolorida, a picada provoca sintomas como náuseas, excesso de suor e até insuficiência cardíaca e edema pulmonar.

A mosca TseTse é o inseto de picada mais mortal, nativo da África. Ele se alimentam principalmente de sangue de vertebrados. Esses insetos de perigo extremo injetam toxina poderosa em cada fio.

De hábitos noturnos, o escorpião amarelo vive em ambientes escuros, quentes e úmidos, onde possa se alimentar de insetos, especialmente baratas. Na região urbana, pode ser encontrado em locais com entulhos e pedras, mas também pode se abrigar dentro de sapatos, junto a roupas etc.

O efeito da picada pode levar à morte. O incidente pode ser leve, moderado ou grave e a análise dos sintomas deverá ser feita no Hospital, o único lugar que possui soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião,” informou.

Escorpião amarelo

Escorpião amarelo (Tityus serrulatus)
Aliás, esse é considerado o mais perigoso da América Latina inteira. Além da dor intensa, a ferroada dessa praga pode levar a sintomas secundários como náusea e taquicardia.

10) O escorpião usa todo o seu veneno numa única picada? Ele nunca utiliza todo seu veneno em uma única picada e pode causar um segundo acidente imediatamente após o primeiro. Pode também picar e não inocular veneno, causando um acidente assintomático ou “picada seca”.