É possível ser santo?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 21 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

Apesar de parecer impossível, podemos sim viver a santidade em nossa realidade, ainda que não tenhamos um contexto de vida como a de muitos santos que conhecemos, que eram religiosos e viviam em mosteiros. Para atingir a santidade, precisamos primeiro entender o que significa ser santo.

Uma das melhores maneiras de santificar o Dia do Senhor é dedicar tempo à adoração a Deus. Nos outros seis dias da semana, é fácil ficar envolvido em todas as nossas responsabilidades. Aos domingos, você pode reservar um tempo para voltar seus pensamentos e seu coração a Deus. Podemos frequentar as reuniões da Igreja.

Levítico 19–20: “Sereis Santos Porque Eu Sou Santo”

A santidade está na simplicidade dos pequenos gestos e na caridade genuína. Não importa a grandeza da atitude, mas sim a sinceridade e o amor envolvidos nela. Ser gentil com uma pessoa, ouvir atentamente o próximo sem julgar e respeitar as diferenças são algumas das atitudes que nos colocam no caminho da santidade.

Sabia que há mais de 20 000 Santos e Beatos da Igreja Católica ? Como identificá-los.

14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém averá o Senhor; 15 Cuidando para que ninguém se prive da agraça de Deus, para que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

Lugar santíssimo: O sumo sacerdote entrava nesse lugar extremamente sagrado do tabernáculo uma vez por ano, no Dia da Expiação. O lugar santíssimo representava a presença de Deus e continha a arca da aliança, cuja tampa era chamada de propiciatório.

Os romanos cultuavam um deus antiquíssimo, Sancus, que não deixava violar as promessas e juramentos, mandando cumpri-las. Daí vem o verbo sancire, “consagrar”. Sanctus, “santo, consagrado, o qual tem que, sobretudo, ser tratado com respeito” é o particípio passado do verbo supracitado, gerando assim o termo santo.

Ser santo é deixar-se conduzir pelo Espírito. Buscar as coisas do alto, fugir das tentações, daquilo que é mal, não buscar atalhos, ser coerente fé e vida; assumir o ser cristão prá valer, na radicalidade do evangelho, sem contemporizar, nem justificar erros, pecados, obscuridades, etc.

Chame-as para consagrar tempo, bens; oferecer jejuns, tempo a sós, adoração, etc. Antes de orar, peça a todos que peguem um papel e, se eles desejarem, escrevam aquilo que eles gostariam de consagrar a Deus.

Quando uma pessoa se purifica, o material que é dele eliminado fica sobre o seu caminho, do mesmo modo que ao banhar-se ele ainda pisa sobre a água que lavou o seu corpo. O lava-pés simboliza a purificação também dos caminhos e do que restou da parte já purificada.

Por fim, um santo pode passar a existir formalmente para os fiéis católicos pela comprovação de milagres. Com um caso comprovado, torna-se beato. Para a canonização e posterior declaração de santidade, porém, é preciso a comprovação de um segundo milagre: é o caso de Santa Dulce dos Pobres.

Para os católicos, eles são exemplos de vida e, na hora da oração, muitas vezes caminhos para que as preces cheguem a Deus. Com imagens, folhetinhos, promessas, rezas específicas e romarias, os santos são uma das facetas mais populares da Igreja Católica.

De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.

Significado de Puro
Que expressa honestidade, sinceridade; sincero: amizade pura. Que se apresenta de modo claro, transparente: dia puro. Desprovido de expressões estranhas; correto: estilo puro. Que nunca teve uma relação sexual, não fala sobre sexo ou se mantém virgem; casto: religioso puro.

Em 16.15: “Tudo que pertence ao Pai é meu”. Em 16.28: “Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”. Em 17.11: “Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um”. E em 17.21: “Pai, que todos sejam um, como tu estás em mi e eu em ti”.

Conhecida por ser a primeira santa canonizada no Brasil, a Santa Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus é homenageada hoje. 9 de julho, dia do seu falecimento.

No dia de hoje celebra-se ainda a Cátedra de São Pedro, ou seja, a cadeira ocupada pelo Santo no Vaticano, representando a autoridade papal e a vida de Cristo mesmo após a morte, levada adiante por meio dos ensinamentos cristãos propagados pela Igreja.