É possível ser médico e advogado ao mesmo tempo?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Objetivamente (e dentro da legalidade): não! O exercício da advocacia é incompatível com outra profissão segundo o Estatuto de Ética da profissão.

Além disto, o advogado não pode fazer publicidade de sua profissão em conjunto com outra profissão, ainda que a exerça em locais distintos, conforme proibição expressa no art. 28 do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

Advogado Público R$ 30.884,91 – Direito. Médico R$ 30.525,78 – Medicina.

IV -O estudante de medicina não pode participar de práticas de tortura ou outras formas de procedimentos degradantes, desumanos ou cruéis contra pessoas, ou fornecer meios, instrumentos, substâncias ou conhecimentos para tais fins.

O curso de medicina é sem dúvida o mais caro em qualquer faculdade brasileira.

Veja, agora, 8 possibilidades de carreira para seguir na área da saúde e avalie se alguma delas corresponde ao seu perfil e às suas expectativas profissionais!

  • Biomedicina. ...
  • Fisioterapia. ...
  • Psicologia. ...
  • Nutrição. ...
  • Enfermagem. ...
  • Farmácia. ...
  • Fonoaudiologia. ...
  • Odontologia.

Quem foi que instituiu essa tradição? Em 1827, Dom Pedro I decretou que aquele que concluísse os cursos de ciências jurídicas e médicas no Brasil deveria ser tratado como “Doutor“. Médicos e advogados continuam sendo chamados assim por tradição.

COMO ASSIM? “O DIREITO DE TRÂNSITO É A MELHOR ÁREA PARA O ADVOGADO QUE ESTEJA INICIANDO SUA CARREIRA JURÍDICA OU MONTANDO SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA” (Vagner Oliveira).

Veja quais as 8 áreas do Direito mais bem remuneradas

  1. Direito Digital. Atualmente, o setor de Direito Digital é um dos que mais paga bem os profissionais especializados. ...
  2. Direito Trabalhista. ...
  3. Direito Imobiliário. ...
  4. Direito Ambiental. ...
  5. Direito Tributário. ...
  6. Direito Empresarial. ...
  7. Direito do Estado. ...
  8. Direito da Propriedade Intelectual.

Deolane Bezerra não tem doutorado, mas utiliza do título porque segundo o artigo 9º da Lei de 11 de agosto de 1827, publicada sob a regência de Dom Pedro I, a palavra “doutor” pode ser usada para se referir a profissionais da advocacia e medicina.

Explico: atualmente, o Estatuto da OAB determina a necessidade de, além de preencher uma série de requisitos, ser aprovado em Exame de Ordem, para, só então, o bacharel em Direito poder ser considerado Advogado. Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

Juris Doctor (abr. J.D.) – Emprega-se este título após o nome de uma pessoa que tenha cursado Direito em uma instituição reconhecida por uma das ordens estaduais dos advogados dos Estados Unidos. O termo Juris Doctor não deve ser confundido com o doutorado em Direito (Ph.

1. Márcio Thomaz Bastos (Direito Penal)