É possível ser introvertido é tímido ao mesmo tempo?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Existem pessoas que podem ser tímidas e introvertidas também, uma vez que não são características excludentes. Dá para fazer um teste para descobrir.se a pessoa é um dos dois.

“Não há apenas um jeito de ser introvertido”, diz Cheek. Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido.

Os ambivertidos são "pessoas flexíveis que podem ser introvertidas ou extrovertidas, dependendo das condições sociais", observa o professor Mayer, de New Hampshire. Eles também podem ser comparados a pessoas bilíngues, que podem falar o "idioma" tanto dos introvertidos quanto dos extrovertidos.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

Eu creio que os MBTIs mais introvertidos são os IXTX porque além de terem introversão como uma das características principais, também possuem o T de pensamento lógico.

A principal diferença entre ser um introvertido e ser antissocial é que os introvertidos são engajados socialmente (de uma forma que se sinta confortável para eles), enquanto aqueles que são antissociais preferem não ser.

A pessoa introvertida costuma também ser muito reflexiva, ou seja, alguém que tem o hábito de refletir profundamente sobre os assuntos e as questões que lhe interessam. A pessoa introvertida costuma fazer auto-análises, observar as suas reações diante de acontecimentos e repensar suas atitudes.

Dicas de networking para introvertidos

  1. #1 Socializar de forma casual com uma pessoa. Nem todo networking precisa acontecer em um grande evento. ...
  2. #2 Estar preparado para sair da zona de conforto. ...
  3. #3 Evitar parecer desconfortável. ...
  4. #4 Ser verdadeiro à personalidade. ...
  5. #5 Recarregar as energias. ...
  6. #6 Fazer networking online.

INFJ – Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador
O tipo INFJ é bastante perspicaz sobre as necessidades, motivações e preocupações das pessoas e costumam encontrar valor nos relacionamentos com os outros. Embora muitas vezes artísticos, criativos e complexos, os INFJs também são profundamente carinhosos e gentis.

O fato do cérebro dos introvertidos zumbirem significa que é provável que os introvertidos vão: Reduzir o contato visual quando falam, para se concentrarem em recolher palavras e pensamentos, aumentar o contato visual quando escutam, para absorver informação. Surpreender os outros com a sua riqueza de informação.

O grau em que você é introvertido ou extrovertido é influenciado pela genética. Fora de todos os traços de personalidade que têm sido estudados, introversão / extroversão é um dos mais fortemente hereditários. No entanto, uma série de fatores ambientais – como a forma como você é criado – influenciam também.

Nesse sentido, os introvertidos são indivíduos que recarregam suas energias ao passar tempo sozinhos, enquanto extrovertidos se energizam através da interação social. Por outro lado, a introspecção é uma inclinação para olhar para dentro de si mesmo, independentemente de ser introvertido ou extrovertido.

Veja em nosso post quatro maneiras de se tornar um líder carismático, mesmo que seja introvertido.

  1. 1 – Não tente ser alguém que não é ...
  2. 2 – Estimule as pessoas a serem elas mesmas. ...
  3. 3 – Destaque as qualidades das pessoas. ...
  4. 4 – Mostre seus pontos positivos.

Alguns de nós são naturalmente extrovertidos; é parte de nossa personalidade, e é como funcionamos melhor. Para outras, tornar-se extrovertido é um comportamento que pode ser aprendido pela prática e que envolve aprender como se apresentar para os outros, como começar conversas e como ter confiança em si mesmo.

Cumprimentar os outros é difí cil para Bonzo. Um encontro bemhumorado o ajuda a ver que falar com as pessoas não é tão difí cil assim. “Posso fazer tudo com a ajuda de Cristo, que me dá a força que preciso.” Filipenses 4:13.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

As mais recomendadas são:

  1. Aceitar-se do jeito que você é Quando a pessoa se aceita como tímida, o sentimento deixa de ser um tabu. ...
  2. Forçar-se. ...
  3. Transformar a timidez em um sentimento a seu favor. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Aprender uma segunda língua. ...
  6. Divertir-se consigo mesmo. ...
  7. Respeitar-se.