É possível ser hackeado por ligação de WhatsApp?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Outro golpe no WhatsApp foi descoberto por um especialista em segurança cibernética do CloudSEK. Dessa vez, criminosos roubam a conta do usuário com apenas uma ligação. Essa não é a primeira vez que um dos aplicativos mais populares do mundo é vítima de bandidos.

Um WhatsApp é clonado quando um cibercriminoso toma posse da conta da vítima sem ela ter conhecimento. Os golpistas ganham acesso à conta real do usuário no mensageiro em outro celular, e conseguem receber e enviar mensagens aos contatos pelo WhatsApp da vítima.

Nesse sentido, o pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carlos Mendes, especializado em Redes e Segurança, também afirmou à AFP que desconhece qualquer forma de hackear um celular se o usuário apenas apertar uma tecla em uma ligação fraudulenta.

Descubra se seu WhatsApp está sendo rastreado ou espionado

  1. Observar o histórico de mensagens e de download de mídias. ...
  2. WhatsApp Web ativo. ...
  3. WhatsApp tentando ser registrado em outro aparelho. ...
  4. Notificação de tentativa de acesso por outro aparelho. ...
  5. Aparelho grampeado.

As chamadas de voz e de vídeo no WhatsApp são protegidas com a criptografia de ponta a ponta. Isso significa que o WhatsApp não pode ler nem ouvir as chamadas feitas no seu celular ou no seu computador.

Utilizar antivírus no celular; Instalar autenticação em duas etapas nos aplicativos; Não deixar cartões de crédito salvos em sites de compra; Desconfiar sempre de mensagens ou sites desconhecidos que pedem seus dados financeiros.

4 - Dentro do aplicativo Whatsapp, clique sobre o número falso e selecione a opção "denunciar contato". Peça a seus conhecidos que façam o mesmo. 5 - Envie um email denunciando o perfil para support@whatsapp.com com a mensagem abaixo. Em até 48 horas, a empresa se compromete a enviar uma resposta sobre o caso.

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

Por Tech Tudo

  1. Verifique as atividades da sua conta. A principal dica para descobrir se seu WhatsApp foi clonado é estar sempre de olho. ...
  2. Confira as sessões ativas. ...
  3. Atente-se a aplicativos espiões.

Abra aplicativo e veja se as suas conversas aparecem normalmente. Caso o telefone exiba uma mensagem de que não foi possível verificar o seu telefone, é sinal de alerta de que sua conta foi roubada.

Um dos sinais mais comuns de hackeamento de telefone é a queda no desempenho. Se os sites estão demorando muito para carregar ou se seus aplicativos estão travando repentinamente quando você os usa, o malware pode estar consumindo a largura de banda ou o poder de processamento do seu telefone.

Quando um hacker invade seu telefone, ele tenta conseguir o acesso às suas contas valiosas. Verifique se há solicitações de redefinição de senha em suas redes sociais e contas de e-mail, locais de login incomuns ou verificações de inscrição em contas novas.

Vamos discutir as formas mais comuns de se invadir o seu telefone.

  1. Redes Wi-Fi não seguras. Alguns hackers criam uma rede pública para atrair usuários vulneráveis para se conectarem a eles e acessarem seus telefones. ...
  2. Download de aplicativos maliciosos. ...
  3. Clicando em links maliciosos. ...
  4. SIM Swap.

Há vários tipos de ameaças que podem atingir seus dispositivos móveis. Os criminosos utilizam vários métodos para invadir seu celular, especialmente por meio de códigos maliciosos, chamados de malware.

Você pode descobrir se seu celular foi grampeado usando o envio incondicional de dados com a ajuda dos códigos IHM. Em redes GSM, disque *#21# para listar, e ##21# para limpar suas configurações de encaminhamento incondicional de dados.