É possível ser ético na vida e não na profissão?

Perguntado por: lportela6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Por fim, podemos concluir que sim, é possível ter condutas éticas em uma esfera e condutas não éticas em outra, porém tal postura além de não sustentável ao longo prazo para o indivíduo, representa para a organização que mantém um profissional assim, um risco de imagem iminente.

- Não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe. Conversar com o aluno em particular. - Ser justo na correção e avaliação de provas e trabalhos escolares. - Respeitar e ser educado no relacionamento com outros professores, alunos, pais de alunos e profissionais da escola.

A empatia faz parte do princípio de nortear a convivência harmoniosa entre as pessoas e, no contexto profissional, afeta diretamente o desempenho do trabalho em equipe. Portanto, valores como gentileza e compaixão são essenciais para a ética profissional, além de contribuir para o desenvolvimento da humildade.

Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações. Ofensas de qualquer tipo, ferem a integridade de pessoas ou grupos. Não honrar ou procrastinar com compromissos contratuais, pagamentos e entregas. Violar, adulterar ou modificar mercadorias ou correspondências.

Ética profissional é o conceito moral e de cultura social que são considerados aceitáveis dentro do universo corporativo. Cada empresa ou ramo possui códigos de ética diferentes, mas com o mesmo intuito de fazer prevalecer o respeito e integridade.

ÉTICA NO CONTEXTO PROFISSIONAL
Nesse sentido, ser ético profissionalmente é contribuir para o bom andamento das atividades e beneficiar o clima organizacional de forma sadia e harmoniosa. Dessa maneira, o colaborador desenvolve suas tarefas com mais confiança, o que, consequentemente, gera maior produtividade.

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

Quando um funcionário é ético e demonstra um bom trabalho, ele tem grandes chances de crescer dentro da empresa. Já as empresas que valorizam os seus funcionários e compreende as suas perspectivas, atingem os seus objetivos e resultados e, além disso, retém talentos interessados em colaborar com o negócio.

A ética é, portanto, a reflexão moral acerca da ação.
Por exemplo, se, em um país que segue a lei islâmica, uma mulher comete adultério, ela pode ser condenada à morte por apedrejamento. Isso faz parte da moral daquela sociedade, mas não é eticamente correto.

Há algumas atitudes essenciais que se aplicam a todas as atividades, como honestidade, sigilo, competência, prudência, humildade e imparcialidade. Há também outros pré-requisitos para ser um profissional ético, como veremos a seguir.

Porque as condutas éticas estão diretamente ligadas aos valores morais. Es- tes valores fazem parte da formação humana. O profissional ético é aquela pessoa que estende sua capacidade de agir eticamente, derivada da sua formação, para o meio específico de seu trabalho.

5 Lições e Comportamentos Éticos no Trabalho

  • Respeite os seus colegas. Respeito é uma das melhores formas de demonstrarmos a nossa ética e que os valores que seguimos são bons. ...
  • Seja honesto e justo. ...
  • Foque no trabalho. ...
  • Não utilize a estrutura do trabalho em seu benefício pessoal. ...
  • Respeite as regras.

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral. Entretanto, ela pode decidir jogar a embalagem na via pública.

Esse tipo de falta de ética gera a desunião da equipe e, em alguns casos, pode resultar até mesmo em pendências judiciais. Assédio moral, perseguições, bullying e preconceito, além de serem um sinal de falta de ética, podem se configurar em crime.