É possível ser batizado no Espírito Santo e não falar em línguas?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Mais uma vez está claro que nem todos os crentes tem o dom de falar em línguas estranhas, isto é, desconhecidas. Portanto, qualquer verdadeiro irmão em Cristo é batizado com o Espírito Santo e pode não falar em línguas.

Muitas pessoas desejam o batismo com o Espírito Santo, mas ainda não O receberam. Talvez, Ele ainda não entrou em sua vida, por causa do que há em seu coração. Como Deus, Ele nos conhece por completo e não há o que possamos esconder.

Primeiro, a presença do Espírito Santo é uma realidade na vida de todo aquele que crê. Somos selados pelo Espírito na conversão. Ele passa a fazer parte de nós e nós parte dele quando nos entregamos a Cristo.

Entendemos que as pessoas que foram batizadas no Espírito Santo já eram crentes e já foram regeneradas. Portanto, devemos distinguir entre a obra do Espírito em nos tornar espiritualmente vivos e a obra do Espírito em nos batizar, qualquer que seja o significado de batizar.

Se todos os crentes regenerados são batizados no Espírito Santo mas nem todos eles falam em línguas, então é óbvio que o batismo no Espírito Santo não consiste no dom de línguas em si, nem tampouco é dele dependente.

O falar em línguas vai produzir em nossas vidas a totalidade do ministério do Espírito Santo. A linguagem sobrenatural de oração é uma ferramenta do Espírito de Deus para realizar em nós sua obra. E há um motivo especial porque o Espírito Santo toca justamente em nossa fala a partir do momento que vem sobre nós.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

Quando a pessoa é Batizada com o Espírito Santo, então, ela passa a ser uma referência, um sinal visível da diferença entre os que creem no “Jesus” (que as religiões apresentam) e os que creem no Jesus RESSUCITADO (da Bíblia, da IGREJA UNIVERSAL).

Há quem simplesmente sinta a presença do Senhor e chore copiosamente. Pode ser que faça todas as coisas ao mesmo tempo: fale em línguas estranhas, profetize e chore. Cada um pode ter uma experiência diferente. Pode ser que sintamos quando estivermos orando, louvando e, as vezes, até dormindo.

Temos que rogar a Deus com fé. É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Com essa fé, aproximamo-nos de nosso Pai com reverência e com confiança de que Ele nos atenderá.

O Espírito Santo em mim: como posso fortalecer sua presença?

  1. Termos clareza que estamos disponíveis para receber o Espírito Santo. ...
  2. Nos reconhecermos como pecadores e não termos vergonha de pedir perdão a Deus. ...
  3. Praticar a caridade, benevolência e amor ao próximo. ...
  4. Rezar e falar com Deus todos os dias.

O Espírito Santo realmente fala conosco, mas aprender a reconhecer Seus sussurros requer prática. Aqui estão algumas atividades para ajudá-lo a reconhecer Sua voz e confiar nela.

A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico:

  • Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando;
  • A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha;
  • A imersão: o batizando é imerso nas águas.

O selo do Espírito Santo significa que o próprio Espírito de Deus habita no crente, e essa habitação assegura sua salvação eterna. A Bíblia diz que somente aqueles que ouvem e creem no Evangelho de Jesus Cristo é que são selados com o Espírito Santo.

O batismo no Espírito Santo é um acontecimento na vida de um cristão em que a pessoa recebe a unção do Espírito Santo e é equipada com dons que o permitem dar glória a Deus através de uma vida abundante.

Uma tradução do texto seria: “Pois quem fala em língua [como dom], deve falar apenas dos mistérios de Deus ao entendimento dos homens e isto pelo Espírito”. “Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios” (1 Coríntios 14:2).