É possível ser 100% feliz?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Resposta: Não,pois a felicidade não é algo definitivo,assim como a tristeza. Temos que passar por momentos tristes pois a vida é como uma roda gigante,todos vão ter seus momentos de ficar embaixo e todos vão ter seus momentos de ficar encima.

Dan Gilbert, psicólogo de Harvard, analisou pessoas que ganharam na loteria e constatou que o efeito felicidade desaparece, em média, após três meses. Três meses após a vultosa transferência bancária, ficam tão felizes ou infelizes quanto antes.

Todos queremos ser felizes, e não há nada de errado nisso! No entanto, podemos dizer que vivemos uma “ditadura da felicidade”, na que ninguém mais pode se permitir demonstrar fraquezas, sentimentos de frustração ou tristeza.

SIM. É COMPROVADAMENTE POSSÍVEL. Um estudo feito, há alguns anos atrás, pela Universidade de Auckland, confirma a nossa história. Realizada com neozelandeses de 18 a 94 anos, a pesquisa criada pela psicóloga Yuthika Girme, comprovou que é possível ser feliz sozinho.

A felicidade vem de uma vida de obediência a Deus. Deus quer nosso bem e quando o obedecemos, ele nos abençoa com felicidade. Quem ama a Deus encontra verdadeira satisfação e felicidade em fazer o bem. Podemos ser felizes mesmo no meio do sofrimento.

E o importante mesmo é ser feliz, é buscar os seus sonhos, fazer aquilo que te faz bem. Não importa o que os outros vão pensar, não importa o que eles vão dizer. Não importa se existe uma vida após a morte, o importante é que você deve buscar ser feliz nesta vida enquanto há tempo.

Normalmente, uma pessoa é definida como feliz caso ela experimente frequentes emoções positivas, como a alegria e o interesse por atividades. Ela também está relacionada com os sentimentos de satisfação e apreciação pela vida, nos quais os indivíduos vivenciam a ansiedade pelo que está por vir e costumam fazer planos.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Não resolver seus problemas emocionais. Todos esses hábitos que causam infelicidade têm uma coisa em comum: eles são fruto de desequilíbrios emocionais. Guardar mágoas, reclamar, pensar demais no passado – tudo isso prejudica a sua saúde mental e te deixa cada vez mais frustrado e infeliz.

A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos. Segundo os psicólogos, as consequências podem ser muito graves, levando à depressão e até mesmo ao suicídio.

Aceitar as emoções, mesmo as desagradáveis, ajuda você a não escalonar ainda mais o que sente. Um exercício que pode ajudar neste momento é perceber se seus pensamentos estão dentro de um contexto de realidade, ou são apenas pensamentos. Deixe-os vir e ir embora, aprenda apenas a observar sem embarcar neles.

Para ser feliz a pessoa precisa se sentir importante e admirada (ou invejada) pelos outros. Você pode conquistar tudo isto através do SER. Você pode ser uma pessoa admirada e querida por todos por ser generoso, ser inteligente, ser amigável, ser uma pessoa repleta de qualidades invejáveis.

Afinal, o que é felicidade? Segundo a psicologia positiva, a felicidade é um estado de plenitude que contém 5 elementos: Emoções positivas: Uma pessoa feliz costuma experimentar mais emoções positivas que negativas (numa proporção de 3:1), como gratidão, prazer, inspiração, alegria, etc.

Tem a ver com satisfação, contentamento, bem-estar, plenitude. É algo que acontece no mundo interior e diz respeito a um estado profundo de paz, tranquilidade e serenidade. Portanto, é totalmente possível alguém estar com o semblante fechado ao mesmo tempo que degusta uma enorme sensação de felicidade.

Ele diz: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os aflitos (que clamam a Deus), porque serão consolados. Felizes os mansos (os não-violentos), porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5,3-6) e assim por diante.

Percebeu a distinção? Enquanto alegria é um sentimento momentâneo de contentamento, felicidade é um estado de espírito constante construído por atitudes. Nem sempre o que nos causa alegria também trará felicidade a longo prazo.

Ser feliz sozinha é saber que a sua felicidade só depende de você e de mais ninguém. Ser feliz é simples, basta amarmos quem somos e as pessoas que estão na nossa vida. Ser feliz é espantar os sentimentos ruins com um sorriso sincero.

Sim, a meditação pode treinar seu cérebro para a felicidade!
Partes do seu cérebro associadas à compaixão e à autoconsciência crescem enquanto as partes associadas ao estresse diminuem quando você medita. Encontre um lugar calmo e concentre-se em sua respiração – e nada mais – por pelo menos dois minutos por dia.

Para ser feliz 24 horas, você deve eliminar o pensamento destrutivo. Se algo está te incomodando neste exato momento e impedindo sua felicidade, inverta a sua atenção para algo bom, vá assistir um filme de comédia engraçado, conversar com alguém, ler um livro ou até mesmo uma revistinha de piadas.