É possível sentir o coração do bebê dentro da barriga?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Somente na sexta semana da gravidez o batimento fetal pode começar a ter sentido. O coração do feto começa a se formar durante a quinta semana de gravidez.

Deitada e de preferência com a bexiga cheia, a gestante procura os batimentos do bebê com o monitor fetal, dependendo do estagio da gravidez pode ser mais para baixo do umbigo, geralmente antes das 16ª semana. Aos poucos e conforme o bebê vai crescendo, pode se procurar mais acima.

O principal motivo para a barriga tremendo são os gases intestinais, que se movimentam no interior do abdômen. A própria gravidez pode propiciar o aumento dessas flatulências. É possível que você também sinta a barriga inchada, sintomas de azia e dores abdominais.

1. Massagear a barriga. Passar as mãos na barriga e sentir que há uma pessoa crescendo ali dentro é, sem dúvidas, algo emocionante para mamães, papais e familiares próximos. O que nem todo mundo sabe é que esse toque carinhoso é benéfico também para o próprio bebê.

A hérnia abdominal é caracterizada pela presença de um inchaço ou caroço na barriga, o chamado saco herniário. É o sinal de que o intestino está rompendo uma musculatura. Não é raro que esse rompimento seja assintomático e, dependendo do caso, pode fazer com que o saco herniário varie de tamanho.

“Em geral, acontece por volta da 20ª semana de gestação, sendo que as primeiras sensações são fracas, como se fossem tremores ou ondas na barriga”, conta Burlacchini. Algumas até mesmo confundem com gases.

Nota: algumas pessoas, quando estão deitadas com o lado esquerdo para baixo e em um ambiente calmo e silencioso, podem sentir os batimentos cardíacos normais sem que isso possa ser chamado de palpitação. A palpitação é, portanto, uma anormal consciência do batimento do coração quando estamos em repouso.

Para detectar se o bebê possui alguma Cardiopatia Congênita, são realizados exames específicos. A médica explica que em linha cronológica, desde o feto até o momento do nascimento da criança, o primeiro exame realizado é o ecocardiograma fetal, que faz parte da rotina obstétrica da Rede Mater Dei.

São como saltinhos na barriga e podem ser percebidos logo no início da gestação. Quando a mulher está deitada é ainda mais fácil de perceber e, dependendo do estágio da gravidez, o bebê soluçando pode até incomodar, principalmente na hora do sono.

Alteração na frequência cardíaca do feto
A frequência cardíaca fetal habitualmente encontra-se entre 120 e 160 batimentos por minutos. Portanto, frequências muito mais altas (acima de 200) ou baixas (abaixo de 100) podem ser um indício de algum tipo de sofrimento fetal ou problema.

Com quantas semanas a mãe sente o bebê mexer? Para as mães de primeira viagem o primeiro movimento pode ser sentido com cerca de 16 semanas. A maioria das mães, porém, sente o bebê por volta da 18ª semana. No entanto, não é incomum que a mulher sinta os movimentos apenas por volta das 24 semanas.

Por volta das 12, 14 semanas a mulher sentirá apenas um desconforto por gases. Por volta da 18ª semana uma cócega gostosa pode aparecer e às vezes um pulso também. Isso pode ser um sinal de que o bebê está soluçando2! Afinal, nesse fase ele já mexe bastante.

No primeiro trimestre e no comecinho do segundo, o feto se mexe o tempo todo. Dá cambalhotas, roda, mexe as pernas e os braços. Por volta da 19a semana, ele passa a variar entre três posições: pélvica (quando o bebê fica sentado), córmica (na transversal) e cefálica (de cabeça para baixo).

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

Essa dor pode existir sim e é uma dor abdominal no período da ovulação (metade do ciclo menstrual), mais precisamente onde se localiza o útero (quatro dedos abaixo do umbigo).

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.