É possível sentir a presença de uma pessoa que já morreu?

Perguntado por: emelo5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Também é normal ver, ouvir e/ou sentir a presença de um ente falecido. De acordo com o portal The Conversation, sentir a presença de alguém mesmo que tenha morrido é totalmente normal. Muitas vezes, essa sensação pode ser até reconfortante.

Quem morre sente saudades de quem ficou, de maneira muito parecida com o sofrimento terreno. Há os mais conformados e esclarecidos. Porém a saudade é inevitável e o desejo de estar junto ao seio familiar é latente, principalmente ao se deparar com a dor provocada nos que ficaram.

Embora isso possa ser assustador e perturbador, não significa que haja algo de errado com você. Depois que alguém morre, é normal vê-lo ou ouvi-lo. Algumas pessoas também relatam sentir o cheiro ou o calor de alguém próximo a elas, ou apenas sentem uma sensação muito forte de sua presença.

Pode ser de algumas horas, como também de muitos meses e até de muitos anos” (comentário à questão 165, de O Livro dos Espíritos). Logo, este é um fator preponderante ao se avaliar a possibilidade de comunicação destes Espíritos com os parentes encarnados.

Olá, sim é plenamente normal que tristeza, desanimo, choro frequente venham a fazer parte de quem está enfrentando fase de luto por perda de pessoa próxima ou ente querido.

Sonhar com uma pessoa que já morreu, mas que aparece viva no sonho pode ter vários significados. Um dos mais comuns é que a pessoa que teve o sonho ainda não tenha conseguido superar emoções não resolvidas com a pessoa que morreu.

Pode ser um sinal de que as pessoas falecidas ainda estão com você. Se você se sente com pensamentos externos, preste atenção a eles, especialmente quando eles começarem a conversar com você.

Significado de sonhar com pessoa morta
Esse período, por sua vez, abre possibilidades de novas oportunidades. Entretanto, quando os sonhos com morte vão para o seu lado negativo, em geral, eles podem ser associados à perda de poder. Logo, não necessariamente têm relação com eventos cotidianos ou com a morte de alguém.

Veja abaixo nossas dicas para enfrentar a perda de um ente querido.

  • Permita-se ficar triste. Permita-se sentir todos os sentimentos aflorados com o luto. ...
  • Seja paciente. ...
  • Lembre-se de coisas boas. ...
  • Tente manter o seu estilo de vida normal. ...
  • Se perdoe. ...
  • Dê uma pausa. ...
  • Como marcar consulta com a Vittude?

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.

A morte é uma pétala que se solta da flor e deixa uma eterna saudade no coração. Ficam as lembranças para contar como foi sua vida e restam as saudades para lembrar a falta que você fará. Sua despedida é sinônimo de saudade na minha vida. Não há luto que leve a dor nem tempo que apague esta saudade.

O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo. A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.

Para que os lábios permaneçam cerrados durante o velório, eles são suturados às gengivas.

Um estudo conduzido por Sam Parnia, diretor do departamento, afirma que as pessoas sabem que estão mortas porque a sua consciência continua a funcionar mesmo depois que o corpo não mostra sinais de vida.