É possível se lembrar de quando tinha 2 anos?

Perguntado por: lportela9 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Ainda de acordo com o estudo, no geral, as primeiras memórias das crianças são de antes de quando elas pensam que aconteceu. Em média, as primeiras memórias que as pessoas podem recordar são de quando elas tinham apenas 2 anos e meio de idade, sugere um novo estudo.

Um estudo feito na Universidade Memorial de Terra Nova, no Canadá, concluiu que as memórias mais antigas das pessoas são de quando elas tinham 2 anos e meio de idade, em média. O estudo demorou 21 anos para ser feito e levou também em consideração uma revisão de dados previamente coletados.

A maioria de nós não tem nenhuma memória dos primeiros três a quatro anos de nossas vidas – na verdade, tendemos a lembrar muito pouco da vida antes dos 7 anos.

As nossas primeiras lembranças remetem aos 3 ou 4 meses. Antes disso nosso cérebro ainda não tinha a capacidade de armazenar lembranças autobiográficas. Em geral, costumamos ter apenas algumas lembranças do que nos ocorreu entre os 3 e os 7 anos de idade.

Fique tranquilo, esses flashbacks são extremamente normais e tem até nome: "memória involuntária". A psicóloga Jennifer Wild, do Centro de Oxford para Transtornos de Ansiedade e Trauma, disse ao BuzzFeed que esse tipo de comportamento é extremamente comum.

Ainda que as experiências vividas na primeira infância possam resultar em traumas ou em associações afetivas que duram pelo resto da vida, ninguém é capaz de identificar lembranças de quando era bebê.

Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.

O termo "lembranças de infância" refere-se às memórias que formamos na época em que éramos crianças. Você sabia que a maioria dos adultos não lembra quase nada antes de 2 anos e meio de idade?

Veja aqui quais são os 4 tipos principais de memória, a função de cada uma delas e como melhorá-las. A memória é a capacidade de armazenar e recuperar informações quando as pessoas precisam. Os quatro tipos gerais de memórias são memória sensorial, memória de curto prazo, memória de trabalho e memória de longo prazo.

Outra explicação possível para a amnésia infantil é que, por não terem linguagem antes do segundo ano de vida, bebês não conseguem formar narrativas que possam ser evocadas depois. Além disso, o hipocampo, que é a região do cérebro largamente responsável pela memória, não está completamente desenvolvido nesse período.

Algumas dessas consequências podem incluir problemas de saúde mental, relacionamentos interpessoais difíceis, baixa autoestima e até mesmo problemas de saúde física. Quando uma criança sofre um trauma, isso pode afetar seu desenvolvimento ao longo da vida.

O que causa a amnésia infantil
A principal hipótese é de que o hipocampo, a região do cérebro responsável pela memória, não está totalmente desenvolvido durante a infância.

Radboud – concluíram que o bebê possui a capacidade de memorizar acontecimentos ainda dentro do útero da mãe. O estudo testou a memória e o aprendizado de 93 bebês entre a 30ª e a 38ª semanas de desenvolvimento por meio da repetição de estímulos acústicos.

Petrella tem uma síndrome raríssima, chamada Memória Autobiográfica Altamente Superior (HSAM, na sigla em inglês), na qual o paciente não se esquece de quase nada do que aconteceu com ele na vida.

Não se lembrar de algo é normal e, se estiver em um momento agitado ou de muito estresse, é uma reação natural do corpo. Então, isso não significa que você tenha alguma doença grave, por exemplo. Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção com o quadro.

A hipertermia caracteriza-se por grande aumento da temperatura central do corpo. Pode ser causada, por exemplo, por exposição ao calor intenso. Hipertermia pode ser definida como o aumento da temperatura central do corpo como consequência da incapacidade do organismo de dissipar o calor ou reduzir sua produção.

A memória episódica é um subsistema mnemônico responsável por receber e armazenar informações sobre determinados episódios ou eventos temporalmente datados, existindo uma relação espaço-temporal entre eles.