É possível se formar antes do tempo?

Perguntado por: isalgado3 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

É claro que, você pode sim concluir o curso em mais tempo, mas isso deve ser definido de acordo com o seu planejamento. A ideia inicial é proporcionar uma formação mais ágil para você ganhar tempo e acelerar a sua carreira o quanto antes.

Estudante com aproveitamento extraordinário tem a possibilidade de abreviar o curso superior, antecipando a colação de grau e a expedição do certificado de conclusão de curso.

A colação de grau antecipada pode ser solicitada judicialmente e, inclusive, essa é uma das formas mais eficazes de se conseguir o que você almeja. Por esse motivo, aconselho que procure um advogado especialista no assunto para verificar a possibilidade de ainda conseguir a antecipação da colação de grau em 2022.

A possibilidade existe, e isso por conta de diversos contextos, seja aproveitamento, encaixe de disciplinas etc., porém a Instituição deve estabelecer um limite para cada curso e cada caso específico. O ideal é que você converse com a coordenação do seu curso e com o atendimento da Instituição.

Assim, quando for solicitar a sua antecipação da colação de grau, faça de forma escrita e fique com um comprovante de entrega do documento. O pedido deve estar fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que é a legislação que garante o direito da antecipação do curso ao aluno.

Para a sorte dos mais ansiosos, existem cursos em que é possível concluir a graduação em dois anos e a especialização em mais dois, acredita? O ensino a distância (EaD) é uma opção ótima e econômica para quem quer agilizar essa fase da vida.

A colação de grau antecipada é a antecipação do ato oficial de outorga de grau acadêmico e poderá ser requerida pelo discente, conforme período estabelecido no calendário acadêmico.

Aproveitamento extraordinário permite a aluno antecipar conclusão do curso. O Ensino Superior tem, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico efetivo. Esse cálculo é utilizado para aferir o número mínimo de semestres que o aluno deve frequentar para concluir um curso.

A resposta é: sim! Você pode fazer dois cursos superiores na mesma época, mas é preciso considerar alguns fatores para ver se essa escolha é viável. Por exemplo, dependendo da carga horária ou do turno das aulas, pode não ser possível seguir com o plano.

A estratégia mais buscada pelos candidatos aprovados para adiantar o diploma para concurso público sem finalizar o curso superior é a antecipação do diploma, através de um mandado de segurança. Contudo, é importante destacar que o aluno apenas consegue ter acesso a essa solução caso sua colação de grau esteja próxima.

Legalmente, o processo é possível. De acordo com as leis que regulamentam o ensino do País, qualquer aluno pode avançar um ano se for constatado seu aprendizado.

Sim, independente de em qual ou quantas matérias você reprovou você pode colar grau de forma simbólica.

Dependendo do seu dia a dia, flexibilidade, rotina e capacidade de gerenciar várias cadeiras, pode ser possível se formar em um prazo um pouco menor. Apesar de não ser uma tarefa impossível, é pouco provável que você consiga concluir seus estudos em menos que cinco anos, especialmente se você trabalhar.

Não existe número máximo de disciplinas, mas existe número máximo de créditos. O aluno pode fazer no máximo 34 créditos em um período.

É possível a antecipação da colação de grau nos casos em que a parte impetrante, em vias de ser nomeada em cargo público, comprove ter concluído curso de nível superior para, dessa forma, não prejudicar sua vida profissional.

A solicitação de colação de grau antecipada deverá ser feita pelo discente ou seu procurador, via requerimento a ser protocolado no Núcleo de Apoio Acadêmico, acompanhado dos documentos comprobatórios que justifiquem a antecipação da colação de grau.

Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil há mais de 40 anos e são a opção mais rápida para quem quer concluir uma faculdade em pouco tempo. A duração média deste tipo de graduação é de dois anos. O diploma é de nível superior, como os de bacharelado e licenciatura.

A Graduação Digital Intensiva é destinada aqueles que desejam buscar uma formação em nível superior e que concluíram o Ensino Médio, sendo está a sua primeira Graduação. O prazo para conclusão deste curso é de no mínimo 3 anos e máximo de 4 anos.

Uma boa estratégia é "puxar" as disciplinas, digamos, não essenciais para sua formação (que estão no currículo para "encher linguiça"), e fazê-las no menor tempo possível e cursar as matérias "importantes" em semestres mais tranquilos para absorver melhor o conteúdo.