É possível se apaixonar por mais de 1 pessoa?

Perguntado por: mzagalo . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Embora muitos indivíduos se sintam plenamente felizes com a ideia de uma única alma gêmea, amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo é possível. No entanto, essa situação pode ser bastante confusa, principalmente quando já estamos em um relacionamento com alguém.

Entre as conclusões do estudo também está que o homem britânico, em média, se apaixona três vezes na vida, enquanto a média feminina é de apenas uma vez. Eles são mais propensos a dizer "eu amo você" primeiro e a alegar que amaram alguém sem serem correspondidos.

Segundo uma investigação realizada por quatro universidades estadunidenses (Columbia, Indiana, Kentucky e Lexington) com mulheres casadas ou em relacionamentos há mais de 3 anos, em 70% dos casos elas revelaram haver sentido atração por outra pessoa que não o seu parceiro.

A diferença entre gostar e amar é que, quando você gosta de alguém, você apenas aprecia a presença daquela pessoa na sua vida. Já quando você ama alguém, você não consegue imaginar a sua vida sem a presença daquela pessoa.

Será que é amor? 7 sinais que você está apaixonado!

  1. Você quer estar perto. ...
  2. Você quer que seus amigos e seus pais gostem dela também. ...
  3. Você sente falta dela. ...
  4. As opiniões dela são importantes para você ...
  5. Você pensa nela o tempo inteiro. ...
  6. Você quer ser uma pessoa melhor. ...
  7. Tudo é melhor com ela!

Embora muitos indivíduos se sintam plenamente felizes com a ideia de uma única alma gêmea, amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo é possível.

Colocar este desejo em prática vai depender do que a pessoa quer para o relacionamento. Tem muitas pessoas que colocam esse desejo em prática e têm outras relações enquanto estão em um relacionamento mais estável. Outras pessoas acham que isso não pode acontecer de jeito nenhum e, de alguma forma, reprimem este desejo.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

García Huete indica que “se é apenas amor apaixonado, a duração não é superior a 3-4 anos “Do lado oposto, onde não só a atração sexual é o pilar básico do relacionamento, mas também o amor pela coexistência e o amor responsável, “o relacionamento pode ser estendido indefinidamente”.

Amar implica, além de jamais reprimir o outro, em estimulá-lo a crescer e a aprender. Que ama de verdade quer ver a evolução do outro no que se refere ao conhecimento e aos seus anseios pessoais. Ao lado dele, você vai crescer e vai sentir que está sempre aprendendo.

É ela, a adrenalina, que faz também com que seja mais fácil nos apaixonarmos por alguém que conhecemos em meio a uma situação emocionante. Já com relação à proximidade, o que acontece é que estar perto de alguém de quem gostamos faz com que nosso corpo produza mais dopamina, hormônio que nos dá a sensação de prazer.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

Conversar não tira pedaço e se aproximar dele é uma boa idéia. A melhor tática é ficar mais amiga para fazê-lo pensar cada vez mais em você. Quando achar que é o momento certo, diga o que sente. Mas lembre-se: espere até que ele termine o namoro para começar uma nova história!

A TEORIA DOS TRÊS AMORES; A THREAD existe uma crença que diz que os seres humanos só se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta.

Gostar é o agora, amar é para sempre
Quando se fala em gostar existe um certo imediatismo, embora nada tão desesperador. O presente é o melhor momento para isso e por hora basta, sem mais aprofundamento. Amar envolve projetar algo mais sólido onde os dois possam caminhar e caber juntos sem disputas.

Voltar a amar está diretamente ligado a seu desejo e capacidade de deixar tudo para trás e recomeçar. Perdoando verdadeiramente tudo o que você fez e tudo o que te fizeram, para que assim seja possível retomar o caminho do relacionamento conjugal. Não é fácil, não é rápido, mas, é possível, acredite!