É possível sangrar com coágulos e continuar grávida?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Quando o sangramento na gravidez é preocupante? O sangramento durante a gravidez sempre deve ser investigado. Pode indicar uma maior gravidade quando o sangramento vier acompanhado de cólica e presença de coágulos.

Geralmente, o aborto espontâneo vem acompanhado de sintomas como uma dor abdominal similar à da cólica, além de um sangramento que pode não ser muito grande e pode até ser confundido com a menstruação. Algumas vezes, além do sangue, a paciente elimina também outros produtos da concepção.

Assim como durante a menstruação o útero se contrai para expelir o sangue, durante o aborto as contrações uterinas visam eliminar o feto e a placenta, limpar o útero e voltá-lo ao tamanho normal para reduzir o sangramento.

O principal sintoma de aborto é o sangramento vaginal, marrom ou vermelho vivo. Pode começar de forma mais leve ou já abundante. Representa a descamação da parede interna do útero com o saco gestacional implantado.

Na maioria dos casos, o sangramento de escape é um sinal normal de implantação, mas qualquer sangramento deve ser verificado se você estiver preocupada, porque ainda pode ser um sintoma de aborto espontâneo ou gravidez ectópica. O sangramento da implantação, geralmente, não é nada para se preocupar.

É considerado aborto retido quando constatado a morte do embrião ainda dentro do útero, onde não ocorre a expulsão espontânea1 após 30 dias do diagnóstico. Normalmente ocorre entre a 6º e a 10º semana. O embrião pode ficar retido sem vida dentro do útero por semanas, até meses.

O sangramento da nidação pode ser confundido com o chamado sangramento do meio do ciclo, que ocorre exatamente no dia da ovulação, também com fluxo intermitente, de pequeno volume e que dura de 1 a 2 dias.

Em certos períodos da gravidez, o sangramento pode ser normal. Por exemplo, o sangramento até o terceiro mês de gestação (12 semanas), de coloração rosado ou marrom em pequena quantidade, este indica que está acontecendo a implantação da placenta no útero.

Depende de cada caso, mas normalmente são necessários alguns meses em um processo onde o corpo irá expulsar todo o material da perda e restabelecer os ciclos menstruais e ovulação novamente.

O exame padrão-ouro para confirmação do diagnóstico é a ultrassonografia transvaginal.

Os coágulos de sangue menstrual podem ser espessos e irregulares ou fibrosos. Eles se formam se o sangue se acumular no útero antes de sair do colo do útero ou na parte posterior da vagina. Os coágulos também estão ligados a miomas – formações não cancerosas no útero (4).

Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão a menstruar normalmente.

No primeiro mês, a própria implantação do embrião no útero (nidação) pode causar um pequeno sangramento. E isso até antes mesmo da gravidez ter sido confirmada! O movimento pode causar rompimento de alguns vasos sanguíneos, gerando um discreto sangramento por cerca de dois ou três dias.

É possível ainda que o aborto aconteça sem sangramento ou dor e a mulher irá descobrir que a gravidez não está se desenvolvendo ao realizar os exames de pré-natal. Ao observar qualquer sintoma é importante procurar um médico imediatamente (não adianta fazer buscas na internet e tentar consultas virtuais).

Esse sangramento é normal e acontece por conta de uma descamação parcial do endométrio com o processo de nidação, que nada mais é do que a implantação do óvulo na camada uterina.

É possível estar grávida e ter menstruado normalmente? De uma maneira muito simples a reposta é não. Depois que a mulher engravida no seu período fértil ela não menstrua mais. Em algumas situações a mulher pode ter sangramentos na gestação que são confundidos com a menstruação.

Mulheres, a falta de sintomas no primeiro trimestre não significa que sua gravidez não esta evoluindo bem. Se durante as consultas e principalmente depois de realizar o ultrassom esta tudo dentro da normalidade, não tem porque se preocupar.

Quando o problema ocorre no início da gestação, não é preciso realizar curetagem nem tomar medicamentos. "Para tentar engravidar novamente, a mulher deve apenas esperar até o sangramento e a dor de perder um bebê passarem", diz o médico.

Sangramento é um sinal importante que não pode ser ignorado por quem tiver. Pode indicar várias doenças, inclusive o câncer. Além de câncer colorretal, pode ser um indicativo de tumor na bexiga, rim, endométrio, colo de útero, pulmão, estômago, esôfago e também leucemia.

Sangramento com suspeita de gravidez
O sangue mais viscoso e amarronzado também pode ser de implantação. Esse sangramento acontece pelo excesso de muco hormonal na cérvix da mulher, como acontece no início da menstruação por causa do estrogênio. Portanto, ter cautela e bom senso na hora da suposição é a melhor coisa.

Nas primeiras 6 semanas de gestação, a elevação adequada dos títulos do beta hCG é um sinal positivo e, nesses casos, a maioria dos sangramentos pode ser apenas uma ameaça de aborto que vai evoluir bem.