É possível salvar a Terra?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Entre as atitudes que podem salvar o planeta, destacam-se a economia de água e energia, o descarte correto de lixo, a reciclagem e o fim do consumismo.

Economize água

  • conservação da água.
  • conservação de energia.
  • mudanças climáticas.
  • reciclagem.
  • reduzindo o desperdício.
  • viver ecologicamente.

Em relatório divulgado em maio de 2022, o IPCC mostrou que 2025 é o limite para que a média anual global das emissões de gases estufa atinja seu ponto de inflexão e passe a cair.

O lançamento de gases tóxicos e material particulado proveniente de fábricas, carros, queimadas, cigarros, entre outros meios, afeta a qualidade do ar, provocando a poluição atmosférica.

Com base no movimento atual das placas tectônicas, a expectativa é que dentro de 250 a 350 milhões de anos um novo super continente seja formado. A união das placas tectônicas ocasionará mudanças drásticas na superfície terrestre, alterando a fauna e a flora como a conhecemos hoje.

As medidas propostas para resfriar a Terra reduzindo a quantidade de luz solar que atinge a superfície do nosso planeta costumam ser chamadas de “geoengenharia solar” ou “gestão da radiação solar”. O método mais discutido envolve a injeção de uma fina camada de partículas de aerossol na atmosfera superior da Terra.

Mãos segurando o planeta terra como símbolo de proteção e cuidado com o nosso mundo.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

As mudanças climáticas são o grande problema ambiental que a humanidade terá que enfrentar durante a próxima década; porém, não é o único. A seguir, reexaminaremos alguns deles — desde a escassez de água à perda de biodiversidade ou à gestão dos resíduos — e veremos quais são os desafios que temos pela frente.

Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.

Gravidade é uma força de atração entre os corpos materiais. A Terra possui uma grande força gravitacional, por essa razão todos os objetos caem ao serem lançados no ar. A existência de corpos celestes é resultado da força gravitacional, uma vez que aglutina todo material, formando os planetas, por exemplo.

Vamos lembrar algumas medidas simples que podemos tomar para amenizar os danos no planeta Terra:

  1. Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ...
  2. Usar sacolas retornáveis: ...
  3. Reduzir o uso de gasolina: ...
  4. Economizar água: ...
  5. Use menos energia:

A Terra nos dá todo nosso alimento e a oportunidade de viver. Muitas vezes não refletimos sobre os impactos negativos e positivos sobre ela. Este é um momento de reflexão e interação com o nosso planeta. Se não virmos isso, menos veremos o quão é importante o nosso papel.

A energia do sol é parcialmente absorvida e refletida pela atmosfera pois, se ela chegasse totalmente à superfície do planeta, não existiria vida na Terra.

O novo relatório divulgado pela agência da ONU afirma que: Há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027. 1,5ºC é considerado o “limite seguro” das mudanças climáticas.

A urgência da ação climática no curto prazo e o aumento da ambição dos países para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e para a adaptação são fundamentais para reverter a trajetória do aquecimento global e dos impactos no longo prazo.

A China, muito pela sua dimensão e população, lidera o ranking dos mais poluentes, com 10.175 Mt CO2 (tonelada métrica de dióxido carbono, medida padrão para quantificar as emissões de CO2), seguida pelos Estados Unidos, com 5.285 Mt CO2 - e que lidera nas emissões per capita -, e pela Índia, com 2.616 Mt CO2.

Conforme esse novo ranking, os cinco países que mais poluíram desde a Revolução Industrial, de 1850 a 2021, são: EUA, China, Rússia, Brasil e Indonésia.

poluição radioativa

A poluição radioativa é o tipo mais perigoso de poluição. Ela é causada por resíduos de metais radioativos utilizados em usinas de energia nuclear, como o urânio, o plutônio e o cobalto.

No entanto, a previsão é de que a população mundial suba para cerca de 9 bilhões em 2050. Isso por conta de a maioria das pessoas nos países em desenvolvimento serem jovens. Elas ainda terão seus filhos e viverão mais tempo. O histograma da idade nos países em desenvolvimento se tornará mais parecido com o da Europa.