É possível sair pus do olho?

Perguntado por: aramos3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A conjuntivite é uma das principais causadoras do aumento de produção. A conjuntivite é de três tipos: bacteriana, viral ou alérgica. Nas duas primeiras possibilidades, é muito comum que haja a formação de uma substância branca ou amarelada, como se fosse uma espécie de pus.

A doença mais associada a essa condição é a conjuntivite, que significa que há irritação ou infecção envolvendo as partes brancas do olho externo e a área sob as pálpebras. Tipos de conjuntivite: Conjuntivite bacteriana (geralmente secreção espessa branco-amarelada ou verde).

É aconselhável consultar o seu oftalmologista porque a inflamação também pode progredir com o tempo e se tornar grave. Vamos portanto aos tipos e características de inflamações no olho. Caso tenha percebido algum sintoma ou esteja na dúvida, não hesite em buscar ajuda profissional para avaliar o problema.

Tratamento. Embora a conjuntivite bacteriana possa sarar sem tratamento, em geral se prescreve colírio antibiótico para tratar e prevenir a propagação da infecção. Pode ser útil usar colírios não medicamentosos para suavizar uma sensação de aspereza e dor no olho.

Foi a sensação mais estranha que eu já senti, isso é normal? Existe comunicação entre o olho e o nariz por meio do ducto nasolacrimal. Ao assoar o nariz a pressão pode sair pelo orifício do ducto na pálpebra inferior.

Remela ou ramela é a secreção que se forma durante a noite no canto dos olho. É basicamente uma mistura de gordura e sujeira, que é o que sobra da lágrima após a parte líquida evaporar.

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

Em alguns casos, o terçol pode provocar um acumulo excessivo de pus e, nessas situações, é comum que o médico recomende uma pequena cirurgia, que é feita no consultório, e que consiste em drenar o pus com uma agulha, para que a infecção seja mais facilmente tratada e o desconforto diminua.

Inflamação nos olhos: conheça as 4 principais causas

  • Conjuntivites: inflamações na conjuntiva por vírus, bactérias ou alergias. ...
  • Terçol: inflamação nos olhos e os tratamentos da vovó ...
  • Uveíte: os olhos vermelhos e inflamados. ...
  • Lentes de contato: má higiene pode provocar infecções.

Confira alguns dos sintomas aos quais devemos estar atentos.

  • Dor ou desconforto ocular. Alguns tipos de uveítes podem causar dor no globo ocular. ...
  • Sensibilidade à luz. ...
  • Vermelhidão. ...
  • Diminuição da visão. ...
  • Sensação de cisco ou corpo estranho nos olhos.

O contágio por esses microorganismos está relacionado a traumas, uso de lentes de contato ou doenças e cirurgias oftalmológicas. No caso de trauma ocular com plantas, comum em jardineiros/lavradores ou pessoas em momentos de lazer em parques, o risco de ceratite causada por fungos aumenta.

Tratamento para secreção ocular
Compressas quentes colocadas sobre os olhos podem ajudar a aliviar os sintomas de coceira e desconforto geral dos olhos, além de ajudar a remover a secreção ocular.

Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.

Nestes casos, o otorrinolaringologista e oftalmologista devem ser procurados imediatamente para realização dos exames e avaliação da necessidade de intervenção cirúrgica de urgência. Não se descuide. A sinusite é tida com inofensiva mas a avaliação com o especialista é essencial.