É possível sair da nossa Via Láctea?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Se este planeta inteiro, o sistema solar e a galáxia não tiverem empogação suficiente para você, prepare-se para acelerar muito — cientistas descobriram que você precisa viajar a incríveis 1,9 milhão de km/h para sair da Via Láctea.

No centro da Via Láctea, a 26 mil anos-luz do planeta Terra, fica um buraco negro supermassivo denominado Sagitário A*, cuja primeira imagem foi divulgada no ano de 2022.

Para focar a ideia, se alguém estiver na superfície da Terra, verá que nada pode chegar à galáxia de Andrômeda antes de 2,5 milhões de anos (já que estamos separados dessa galáxia por 2,5 milhões de anos-luz e embora todos os anos devido ao expansão do universo o espaço entre nós se alarga, a atração gravitacional ...

É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.

Tem um pessoal muito modesto falando em milhões de sóis (supondo que falas de estrelas pois o Sol é apenas a nosssa estrela), na verdade existe bilhões de estrelas só na nossa galáxia e como existem centenas de bilhões de galáxias no universo, o número total de estrelas (= sóis) chega à cifra de sextilhões ( ...

out. 2021), a possível descoberta de um planeta fora da Via Láctea. Segundo a agência especial norte-americana, o “candidato” a exoplaneta tem o tamanho aproximado de Saturno —9 vezes maior do que a Terra— e orbita um astro na galáxia M51 (Messier 51), a cerca de 28 milhões de anos-luz do nosso planeta.

Claro, há centenas de "sois" ou estrelas nas várias galáxias que existem no universo. As estrelas em geral são classificadas em 7 tipos diferentes: O, B, A, F, G, K, M. (O Be A Fine Girl Kiss Me). A classificação é feita de acordo com a cor, temperatura na superfície, e propriedades espectrais da estrela.

Um estudo recente estipulou um prazo para que o sistema solar desapareça. Mas calma. Nem eu, nem você ou mesmo nossos tataranetos vão chegar minimamente perto de presenciar este fenômeno. A extinção do ambiente de planetas que orbita em torno do Sol está prevista para ocorrer em um período de 1 trilhão de anos.

Poluição luminosa do Brasil é maior do que a de toda a União Europeia junta. Mais de um terço da população mundial não consegue ver a Via Láctea do local onde moram. A informação foi divulgada em um novo atlas global da poluição luminosa publicado no jornal científico Science Advances.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes.

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

Andrômeda. Daqui a cerca de quatro bilhões de anos a nossa galáxia, Via Láctea, entrará em um processo de fusão com a Galáxia de Andrômeda, que atualmente está a 2,5 milhões de anos-luz de distância.

Se trata de Andrômeda, uma galáxia vizinha a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância. Mas esta diferença de espaço tem data para acabar. Daqui a 4 ou 5 bilhões de anos, essa mesma galáxia, que está se aproximando, irá colidir com Via Láctea, da qual o nosso Sistema Solar faz parte e é onde a Terra está.

galáxia de Andrômeda

A galáxia de Andrômeda é uma vizinha da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Porém, não se engane: apesar de ser a que está mais próxima a nós, ela dista cerca de 2,5 milhões de anos-luz, ou seja… 2,5 x 9.460.800.000.000 km!

CARAÍVA – Por falar em céu bonito, não dá para pensar na beleza de olhar para cima sem pensar em Caraíva (BA), considerada a cidade com o céu mais bonito do Brasil.

Além das 200 bilhões de estrelas, nossa galáxia tem também outros componentes como planetas, poeira e gás. Mas quando observamos o céu noturno, vemos apenas 5 mil dessas estrelas com nossos olhos. As outras estão muito longe e não conseguimos enxergar a olho nu.

A Via Láctea é uma entre as bilhões de galáxias existentes no universo. Ela merece nossa atenção especial porque é onde está localizado o Sistema Solar e, consequentemente, o nosso planeta.

VY Canis Majoris

a maior estrela conhecida do universo é a VY Canis Majoris,também conhecida como VY Cma,q fica a 5 mil anos-luz da terra e tem 2,bilhões de quilômetros de diâmetro,porte 1 800 a 2 000 vezes maior que o sol.