É possível sair ar pelo ouvido?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Quando a pressão externa está diminuindo, como na decolagem de um avião, a pessoa deve tentar respirar com a boca aberta, bocejar, mascar chiclete, ou engolir. Qualquer uma dessas medidas pode abrir a trompa de Eustáquio e permitir que o ar saia do ouvido médio.

Quando a pressão do ar que entra pelo ouvido externo é diferente daquela do ar que já está na parte interna, acontece uma lesão no tímpano que é chamada de barotrauma. O ouvido, assim como os outros órgãos do corpo humano, tem uma estrutura interna complexa para lidar com os mais variados problemas.

Essa sensação é geralmente uma percepção auditiva “fantasma”, pois não tem uma fonte real externa e é percebida apenas pelo paciente. É um problema bastante comum, que pode aparecer em pessoas de qualquer idade. No entanto, é mais frequente em idosos e pessoas que estão sofrendo com perda auditiva.

Diante disso, os principais sintomas do rompimento no tímpano são:

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

Dicas para desentupir o ouvido
respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano.

Saída de sangue pelo ouvido; Secreção amarela no ouvido devido à presença de vírus ou bactérias; Zumbido no ouvido; Pode haver febre, tontura e vertigem.

Causas: Excesso de cera, infecções e lesões do ouvido são causas possíveis do problema. No entanto, muitos outros fatores que aparentemente não têm nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma.

Se a sensação de ouvido tampado persistir por alguns dias ou for acompanhada por outros sintomas, como mudanças repentinas na audição, zumbido, tontura, vertigem, dor, febre ou drenagem do ouvido, é recomendado a consulta com um médico o mais breve possível para avaliação e tratamento.

Os barulhos de borboleta, de sino e de mar no ouvido podem acontecer por diversos motivos e nem sempre é por conta de perda auditiva. No entanto, para confirmar a causa do zumbido, é importante que você agende uma consulta com um otorrinolaringologista. O acúmulo de cera no ouvido pode entupir o seu canal auditivo.

Quais os sintomas de tímpano perfurado? Uma pessoa com o tímpano perfurado sente uma diminuição imediata da audição e uma dor muito incômoda. Sintomas como zumbido e até sangramento pelo canal do ouvido, também podem ser observados pelo médico para fazer o diagnóstico da perfuração do tímpano.

Por ser muito sensível e fino, o tímpano pode ser perfurado facilmente! Com formato arredondado, ele vibra quando o som a atinge e transmite essa vibração para ossículos do ouvido médio, que por sua vez, o levam até a cóclea - que fica no ouvido interno.

O tímpano perfurado geralmente pode se curar sozinho. Entretanto, ele também pode apresentar algumas complicações que exigem um pouco mais de dedicação para que o problema não se agrave. Como sabemos, a informação é a melhor prevenção para evitar problemas.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

O ouvido abafado muitas vezes ocorre devido ao acúmulo de cera. Esse elemento é importante para a saúde auditiva, pois impede que microrganismos como bactérias entrem nos ouvidos. Apesar da proteção, a grande quantidade de cera também pode abafar o som, causando a sensação de ouvido entupido.

O tímpano perfurado, quando não é corretamente tratado, pode causar complicações, como perda de audição, otites, colesteatoma e até mesmo o aparecimento de cistos no ouvido médio. O tratamento imediato, então, é importante para preservar sua audição.