É possível sacar o dinheiro do vale-alimentação VR?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Após o veto do ex-Presidente da República, não há a possibilidade de sacar em dinheiro o valor não utilizado em 60 dias. Sendo assim, o saldo eventual do VA e VR não utilizado permanecerá disponível no cartão apenas para compras de alimentos e refeições.

Embora seja uma prática comum, a venda do VR ou VA é ilegal.

A Lei nº 14.442, de 2022, efetiva a funcionalidade da portabilidade e dá a liberdade do trabalhador escolher em qual cartão ele deseja receber o benefício destinado à alimentação e refeição.

Como faço para fazer uma transferência para outros bancos? Basta fazer o login no app VR Estabelecimentos, ir para o menu da “Conta Digital”,clicar em “Transferir” -> Digitar o valor que deseja transferir, preencher os dados do destinatário e clicar em “Confirmar e enviar”.

O vale alimentação é acumulativo, ao receber o pagamento o colaborador pode decidir se irá usar o valor integral ou parte dele, e caso não use todo o valor não se perde, será acumulado com o pagamento seguinte.

É possível fazer pagamentos via Pix, via QR code, link de pagamento. Tudo isso dentro do app.

Para aceitar VR você precisa ter uma conta empresarial no PagBank, além disso, o seu negócio deve ser compatível com o voucher que será escolhido como opção de pagamento. Por exemplo, você só poderá aceitar pagamentos com VR vale refeição se trabalha com venda de alimentos e refeições.

Atualmente, não é possível sacar dinheiro do Ticket Restaurante. Quando uma empresa oferece vale-refeição aos seus colaboradores, ela tem a garantia de que o valor investido terá a finalidade de alimentação. Ou seja, poderá ser utilizada em pontos credenciados com essa finalidade, como restaurantes e cafés.

Vender VR é motivo para demissão por justa causa
Essa prática tão comum pode, porém, levar à demissão por justa causa e o colaborador responder pelo crime de estelionato ou até mesmo fraude. Vale lembrar que as próprias operadoras do benefício fazem o alerta ao usuário informando o que pode acontecer.

O dinheiro sacado pode ser enviado a qualquer outro banco da escolha do indivíduo. Contudo, a empresa que o trabalhador possui vínculo o informará sobre as questões que envolvem o seu benefício e as eventuais ações que podem ser realizadas por ele.

Anteriormente, eles só podiam ser usados em estabelecimentos conveniados a determinadas bandeiras de cartão. Agora, os vales poderão ser utilizados em qualquer estabelecimento que aceite pagamentos por meio desses benefícios, não importando a bandeira do cartão.

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos
Embora alguns eletrodomésticos possam ser utilizados no preparo dos alimentos, sua compra não é permitida com o benefício, que é exclusivo para gêneros alimentícios.

O vale-refeição costuma ser utilizado durante o trabalho, para que os colaboradores possam comer em locais onde são servidos alimentos prontos, como restaurantes e lanchonetes. Por outro lado, o vale-alimentação é utilizado principalmente para compras em redes de supermercados.

O benefício disponibilizado pela VR em parceria com as empresas pode ser usado em qualquer estabelecimento alimentício, ou seja, supermercados, mercearias, padarias, açougues, hortifrutis, etc.

Posso acumular o valor do VA ou VR? Outro detalhe relacionado ao valor do VA e do VR é que ele é cumulativo. Portanto, se o trabalhador não o utilizar por completo, o saldo continuará disponível para ser usado nos próximos meses.

Saldo não utilizado poderá ser sacado após 60 dias
Outra novidade prevista pela lei diz respeito aos saldos não utilizados do VA e VR. Caso o trabalhador não gaste o valor do benefício em 60 dias, ele terá o direito de sacar esse valor em dinheiro, e utilizá-lo como bem entender.

Pode descontar o VR do salário do colaborador? Se a empresa não quiser que o vale refeição tenha natureza salarial, é importante que exista sim um desconto do VR diretamente do salário do colaborador. A lei não determina um valor mínimo de desconto, portanto, mesmo que a retirada pareça pequena, ela precisa acontecer.

Embora sejam importantes para a manutenção da casa, produtos de limpeza ficam de fora da lista de compra com vale alimentação, por não serem alimentícios.