É possível reverter o envelhecimento celular?

Perguntado por: upaiva7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Cientistas conseguiram encontrar uma maneira de reverter o processo de envelhecimento celular da pele humana. Por meio de uma pesquisa inovadora, uma equipe de cientistas da Universidade de Cambridge afirma ter tornado 30 anos mais jovem as células da pele de uma mulher de 53 anos.

Há sistemas antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos que buscam preservar a integridade celular e neutralizar esses efeitos danosos.

Aos 20 anos: é nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes. Aos 30 anos: o metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação.

A nutrição adequada, equilibrar o quadros de estresse e prática de atividade física adequada são meios importantes para conseguir desacelerar o envelhecimento”.

Dicas para obter um envelhecimento saudável. Seis cuidados são essenciais quando falamos de uma vida ativa e de qualidade na terceira idade: atividades físicas, boa alimentação, saúde mental em dia, sono de qualidade, acompanhamento médico e vacinas. Entenda abaixo como cuidar de cada uma dessas áreas.

O oxigênio, que é tão fundamental à vida, também desempenha um papel no processo de envelhecimento. Nós envelhecemos porque oxidamos. A oxidação ocorre naturalmente em todos os organismos vivos. Durante o metabolismo celular, são formados alguns átomos de oxigênio, chamados radicais livres.

Confira algumas dicas de cuidados que reduzem o envelhecimento da pele mantendo-a saudável e bonita por mais tempo.

  1. Use protetor solar. Um cuidado indispensável é o uso do protetor solar. ...
  2. Beba muita água. ...
  3. Adote uma rotina de cuidados. ...
  4. Alimente-se bem. ...
  5. Evite estresse. ...
  6. Pratique atividades físicas.

Exposição solar sem proteção
É que a radiação UV também promove o aumento da produção de radicais livres. Não só isso: a radiação UV também resseca a pele, e pele ressecada é uma pele mais propensa ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.

O envelhecimento do organismo está relacionado com a progressiva deterioração das células. Quanto mais uma célula se reproduz, maiores as chances de haver erros na cópia de seu material genético. Isso aumenta a probabilidade de que essas novas células deixem de funcionar corretamente.

Como ocorre o envelhecimento celular? Ele envolve as interações entre fatores hormonais, nutricionais, genéticos e de metabolismo. Consequentemente, a maior causa de envelhecimento é o estresse oxidativo.

As mitocôndrias e a ineficiência:
As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular para produzir energia, mas acabam gerando como resíduo radicais livres, moléculas com um elétron a menos e que reagem facilmente, danificando a própria célula. Com o tempo os danos se acumulam, fazendo o corpo envelhecer.

A maioria das células do nosso corpo são renovadas durante a vida. Por exemplo, as células da pele são constantemente substituídas. Ao machucarmos a pele, com um arranhão ou um corte, as células imediatamente entram em ação para fazer a regeneração. As células do fígado também são constantemente renovadas.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

Afinal, o que é isso da idade metabólica? A idade metabólica é um número que resulta da comparação da sua taxa metabólica basal (o total de calorias gastas para manter as funções vitais) com a taxa metabólica basal média de outros indivíduos da mesma idade cronológica.

Gro Amdam, pesquisadora norueguesa, conseguiu reverter o processo de envelhecimento no cérebro das abelhas. Além de ajudar os seres humanos a envelhecerem com qualidade, a descoberta poderá auxiliar as pessoas que sofrem de demência.

Genética de milhões
Algumas pessoas definem como sorte não apresentar sinais de envelhecimento. O médico, porém, afirma que a resposta está no organismo. “Essas pessoas têm uma genética muito favorável”, garante.

Por que o medo de envelhecer? A nossasociedade enxerga que a velhice está diretamente associada a doenças, perda de mobilidade, rugas na pele, e por isso, as pessoas tem receio de envelhecer. Também a hipervalorização da juventude contribui para o preconceito contra a velhice.

“Acredita-se que existam fatores muito determinados pela carga genética (como o envelhecimento de órgãos internos como os pulmões ou os rins) e outros com forte carga ambiental (principalmente nosso estilo de vida), como o envelhecimento da pele ou do nosso sistema imunológico”, destaca Carmen María Sarabia Cobo.

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

Publicado na revista científica PNAS, o estudo liderado pela bióloga Dorothee Huchon revela que o Henneguya salminicola, um parasita que vive nos músculos de salmões, consegue sobreviver sem respirar oxigênio.