É possível reverter o ceratocone?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Infelizmente, o ceratocone é uma doença que não tem cura e que pode se prolongar ao longo da vida. No entanto, na maioria dos casos, ela pode ser estabilizada, devolvendo a acuidade visual ao paciente e restaurando a sua qualidade de vida.

Anel Intraestromal
Consiste no implante de um anel no interior do tecido corneano. Os segmentos remodelam a curvatura da córnea, regredindo o ápice do ceratocone e retornando-o a um formato mais natural, arredondado. O procedimento, realizado é com anestesia local, indolor e com excelentes resultados.

*A córnea é uma camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. A doença se manifesta mais entre os 10 e os 25 anos de idade, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo.

  1. Controle as alergias, se tiver. Se seus olhos estiverem coçando devido a alergias, tome um anti-histamínico regularmente e evite os alérgenos que estão causando isso. ...
  2. Aumente a ingestão de cálcio. ...
  3. Tome suplementos de vitamina D, se necessário. ...
  4. Evite esfregar os olhos. ...
  5. Use óculos de sol com proteção UV.

Coçar frequentemente os olhos causa danos na estrutura da córnea, fazendo com que o Ceratocone alcance estágios mais avançados e prejudique a visão.

O Crosslinking é uma técnica bastante eficaz para estabilizar a progressão da deformidade da Córnea ocasionada pela doença.

O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado), entretanto atualmente alguns especialistas consideram também grau V (extremo).

O ceratocone é grave quando a partir do Grau 3 (alto). Quando a doença está neste estágio, geralmente o paciente tem uma visão muito afetada e precisa realizar uma cirurgia. No caso do Grau 4 ou Grau 5, estamos falando dos últimos estágios do ceratocone. Ou seja, a doença é grave, e a visão já está quase toda afetada.

O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia. Sintomas: Há casos de pessoas com história da doença na família que apresentam um quadro de ceratocone subclínico, sem sintomas.

Para evitar a ceratocone é importante evitar o hábito de coçar os olhos e frequentar regularmente o oftalmologista, principalmente, se houver caso de ceratocone na família.

Porém, a cirurgia de crosslinking tem preço em média por volta de R$4 mil. Por ser um valor que muitas pessoas não podem pagar, também é comum que os pacientes tenham dúvida se é possível fazer cirurgia crosslinking pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Sim, é possível fazer o procedimento cirúrgico pelo SUS.

Se você tem ceratocone e está incapacitado para o trabalho, pode solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) ou aposentadoria por invalidez junto ao INSS.

Nos estágios moderados e avançados da doença, o óculos muitas vezes não dá uma acuidade visual satisfatória para o paciente realizar suas atividades do dia a dia. Nestes casos adaptamos as lentes de contato. Entretanto mesmo assim o paciente pode ter um óculos para usar quando está sem as lentes de contato.

O que fazer quando se tem ceratocone? No começo da doença, quando a deformação da córnea ainda não está tão acentuada, o uso de óculos já é suficiente para recuperar a capacidade visual.

A doença pode afetar apenas um olho ou, então, ambos os olhos. O ceratocone bilateral (nos dois olhos) é mais frequente que o ceratocone unilateral (ceratocone num olho só). O ceratocone é uma doença grave na medida em que evolui para perdas significativas de acuidade visual.

Infelizmente, o ceratocone é uma doença que não tem cura e que pode se prolongar ao longo da vida. No entanto, na maioria dos casos, ela pode ser estabilizada, devolvendo a acuidade visual ao paciente e restaurando a sua qualidade de vida.

Sintomas do ceratocone
Outros sintomas incluem: Sensibilidade à luz (fotofobia); Comprometimento da visão noturna; Visão dupla (diplopia);