É possível respirar em Vênus?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

O oxigênio na atmosfera é muito raro, mas já foi detectado, além de Marte, em Vênus e numa lua de Saturno. Só que a atmosfera nesses lugares possui tão pouco oxigênio diluído que se torna tóxica para humanos. Uma proporção maior tornaria a vida terrestre possível nestes ambientes.

Vênus pode ter abrigado água líquida há mais de 3 bilhões de anos - Canaltech.

Ele tem o dia mais longo que o ano, sua rotação é no sentido contrário ao da Terra e sua atmosfera é tóxica devido a um efeito estufa descontrolado que dá ao planeta uma cor amarelada e faz com que sua temperatura seja em média em torno de 475° C.

A Terra

5. A Terra é o único planeta conhecido por ter vida. A Terra é o único corpo astronômico do universo no qual pudemos verificar a existência de vida. Existem atualmente cerca de 1,2 milhões de espécies animais catalogadas, embora acredita-se que esta seja apenas uma pequena percentagem do total.

Identificado como TOI 700 e, ele está em uma "zona habitável", isto é, está em uma região de seu sistema planetário que permite a presença de água líquida em sua superfície, viabilizando a existência de vida.

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta do TOI-1452 b, um exoplaneta repleto de água que orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco, a cerca de 100 anos-luz da Terra.

a Terra

O oxigênio é um dos quatro elementos químicos principais que garantem a vida como a conhecemos. E a Terra é o planeta do Sistema Solar que mais possui oxigênio, que constitui cerca de 20% de nossa atmosfera.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Vênus não tem satélites e o seu núcleo é composto por ferro com raio de cerca de 3 mil quilômetros, além de um manto com rocha derretida.

Na atmosfera de Vênus chove ácido sulfúrico, mas evapora antes de atingir o solo. Em Marte o dióxido de carbono, ou gelo seco, desce como neve.

A vênus que tem um poder de iniciativa muito forte, pronta pra começar um relacionamento e ser a primeira pessoa que vai dizer que ama. Se apaixona rapidamente e pode perder o interesse tão rápido quanto se apaixona. Muitas vezes é fogo de palha, vem rápido e vai rápido.

No entanto, o planeta mais quente é Vênus, o segundo mais próximo do Sol. A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus.

Os astrônomos acreditam que sua rotação tenha sido, no princípio, como a dos demais planetas. Com o passar do tempo, pelo atrito entre o manto e o núcleo e pela atividade atmosférica, o planeta teria dado uma cambalhota, e a rotação teria ficado invertida.

O planeta Vênus, por outro lado, é o que tem os dias e as noites mais longos quando comparados com a Terra. Um ciclo completo de dia e noite venusiano demora pouco mais de oito meses terrestres – é como se fossem quatro meses diretos de dia, seguidos de quatro meses diretos de noite.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Segundo os cientistas, os oceanos de água líquida, escondidos abaixo das crostas de gelo de três dos satélites naturais de Saturno são ótimas apostas para abrigar a vida como conhecemos.