É possível resgatar fotos do Orkut?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Consigo recuperar as fotos do Orkut? Não. Atualmente, o endereço orkut.com não apresenta suporte às contas que já existiram na plataforma.

O Orkut foi oficialmente desativado no dia 30 de setembro de 2014, mas você pode ver as discussões de comunidades públicas no Arquivo de Comunidades. Para excluir todas as suas postagens, será necessário remover o Orkut da sua Conta do Google. Acesse a página Excluir um serviço do Google .

É oficial: o Orkut vai voltar. Ou, ao menos, uma rede social muito similar. Orkut Buyukkokten, fundador da rede que fez sucesso no Brasil há 20 anos atrás, anunciou que lançará uma nova rede social com “resgate de valores” do até então falecido Orkut.

O Orkut voltou? Não, o Orkut não voltou, ainda. Na verdade, o domínio (site) orkut.com foi reativado na quarta-feira (27), depois de oito anos, mas isso não significa que a volta da rede social está de volta.

A rede social foi desativada pelo Google em 2014. Mesmo com o sucesso global nos primeiros anos de ativação, a plataforma caiu em desuso após o sucesso do Facebook. Em comunicado o criador da plataforma relembrou a era de ouro da rede social e criticou as dinâmicas atuais da internet.

"Recebemos muitas perguntas sobre se você ainda pode recuperar suas fotos antigas do Orkut.com. Queria poder dizer que sim, mas, infelizmente, não é possível.

Como recuperar fotos apagadas do Android

  1. Abra o aplicativo Google Fotos;
  2. Toque em “Biblioteca”, no menu inferior, e depois em “Lixeira”;
  3. Você verá os itens apagados nos últimos 60 dias. Depois de achar o arquivo desejado, é só pressioná-lo;
  4. Toque em “Restaurar”.

Para recuperar um item que você excluiu, verifique se ele está na lixeira.

  1. No seu tablet ou smartphone Android, abra o app Google Fotos .
  2. Na parte de baixo, toque em Biblioteca Lixeira .
  3. Toque na foto ou no vídeo que você quer restaurar e mantenha o item pressionado.
  4. Na parte inferior, toque em Restaurar.

O anúncio está disponível no antigo site do Orkut: orkut.com.

O Orkut foi lançado em 2004 e desativado pelo Google em 2014. Teve 300 milhões de usuários ao redor do mundo. Uma das características da rede eram as comunidades, reunindo usuários entorno de um tema.

Atualmente já não existe mais a possibilidade de acessar seus dados e o próprio fundador, o turco Orkut Büyükkökten, quebrou o silêncio para explicar aos usuários que não é mais possível acessar as fotos que uma vez ficaram lá.

Orkut foi uma plataforma de rede social que permitia a criação de perfis pessoais, álbuns de fotos, comunidades e trocas de recados. Foi responsável por popularizar o uso das redes sociais no Brasil, antes do Facebook, do Instagram e de outras plataformas que usamos hoje.

Responsável por desenvolver uma das redes sociais mais utilizadas no início do século, o turco Orkut Büyükkökten resolveu reativar a plataforma nesta quinta-feira (28). Ainda sem data divulgada, o retorno gerou uma onda de nostalgia entre os antigos usuários.

Rede social foi criada em 2004 e se tornou um fenômeno durante seus 10 anos de existência. O engenheiro de software Orkut Buyukkokten, criador do extinto Orkut, reativou o site da rede social na quarta-feira (27).

O Orkut é um site de relacionamentos onde cada pessoa possui um perfil, essa pode adicionar amigos, conhecidos, etc, e assim construir sua rede social virtual. Essa á a idéia principal do Orkut, mas, além disso, o site dispõe de várias ferramentas que o tornam tão atrativo.

O Orkut não está de volta — pelo menos por agora. Como falamos, Orkut Buyukkokten revelou que “está trabalhando em algo novo”, mas sua mensagem é vaga em relação ao que seria. Nela, o engenheiro comenta sobre como trabalhou na rede social para que “o ódio e a desinformação não fossem tolerados”.

7. Organizar o álbum de fotos na época em que só eram permitidas 12 imagens. Bem no começo do Orkut, havia um limite para a quantidade de fotos que você podia subir no álbum: eram somente 12.

Os usuários debandaram e o magnata vendeu a rede social por US$ 35 milhões.