É possível reprovar no EAD?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Pode ficar tranquilo! 4) Ninguém reprova no EAD: Engana-se quem pensa não haver controle já que as aulas são online. Pelo contrário, assim como no presencial e semipresencial, os alunos podem sim, reprovar nas disciplinas se não atingirem a média necessária das notas em cada matéria.

Outra justificativa para quem acha que o EAD não funciona é a de que o preço mais baixo representa uma qualidade inferior no curso. A realidade é que os gastos da instituição com o ensino a distância são muito menores, começando pela economia com o espaço físico.

Você também pode reprovar por faltas no EAD. Afinal, fazer faculdade a distância não é tão diferente do ensino presencial. As porcentagens de presença necessárias costumam ser as mesmas.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.

Você continuará estudando no próximo período naturalmente, seguindo adiante com as disciplinas da matriz curricular do curso, estabelecida pela instituição. No entanto, terá que encaixar na sua matriz a disciplina que não conseguiu a nota mínima, ou seja, aquela que você reprovou.

O primeiro ponto é separar um ambiente para os estudos que seja confortável e que permita deixar seus materiais organizados. Assim, fica mais fácil estabelecer uma rotina de estudos e fazer seu tempo render mais, já que você não precisa ficar procurando cadernos, textos e outros itens.

Sim. Para obter o reconhecimento do MEC, os cursos superiores EAD precisam descrever como será o processo de avaliação dos alunos. Pela lei, todo curso superior EAD precisa aplicar provas finais presenciais.

Desvantagens do EaD
O aluno terá inúmeras distrações buscando roubar sua atenção. Devido ao fato de, no EaD, o aluno ter de gerir sua própria rotina de estudos, aqueles que possuem dificuldade para isso passam por problemas. O ideal é que o aluno estabeleça um horário fixo para assistir as aulas todos os dias.

Uma das principais desvantagens do EAD é a falta de interação presencial entre alunos e professores. A ausência do contato físico pode tornar o aprendizado mais difícil, especialmente para aqueles que preferem aprender em grupo ou através da troca de ideias pessoalmente.

A falta de boas práticas para as tutorias online é mais um dos problemas do EAD. A má comunicação entre os alunos e os instrutores compromete o desenvolvimento de todos. Quando há muita demora para responder mensagens e/ou não há um acompanhamento mais direto, por exemplo, as chances de fracasso aumentam.

A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

Você pode faltar às aulas, desde que o número de faltas não exceda o limite de 25 % da carga horária da disciplina. Por exemplo, se a disciplina tem 60 horas, você poderá faltar em 15 horas. Ou seja, deverá ter 45 horas de presença.

Desde 1996, ano em que a Lei de Diretrizes e Bases da educação básica (LDB) vigorou a proibição da reprovação escolar em anos de alfabetização, os assunto “retenção” tem sido pauta de discussões contra e a favor nas universidades e escolares do nosso país.

A reprovação de alunos é um assunto sempre delicado, mas que precisa ser debatido no contexto escolar, principalmente, quando falamos de alunos com transtornos que impactam no processo de aprendizagem, como dislexia, discalculia, TDAH e distúrbios de ansiedade.

Pensando em 2023
Olhando desde já para o próximo ano, as escolas devem ter planos para garantir as aprendizagens tanto dos alunos que foram aprovados com dificuldades quanto daqueles que foram retidos.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

Segundo o último Censo Escolar, é entre o 6o e o 9o ano, no ensino fundamental 2, que alguns dos maiores “palavrões” da educação começam a ganhar robustez estatística, tais como reprovação, distorção idade-série e abandono escolar.

Essa é uma pergunta muito simples de ser respondida: não há nenhum ponto negativo no ingresso de um estudante em curso no segundo semestre. Nesses casos, as graduações funcionam exatamente da mesma maneira do que as opções oferecidas no começo do ano letivo.

Diferentemente do colégio, no Ensino Superior você não repete de ano — nem de semestre — se reprovar em uma disciplina. Cada matéria do curso está vinculada a um período, mas elas também são independentes. Isso quer dizer que você tem liberdade para montar sua grade de horários.

O aluno que não participar de pelo menos 50% (cinquenta por cento) das tele aulas previstas é reprovado na disciplina. O ALUNO QUE NÃO OBTIVER CONCEITO MÍNIMO SUFICIENTE (S) NO CONJUNTO DAS ATIVIDADES WEB PREVISTAS NO SEMESTRE É REPROVADO NA DISCIPLINA.

Utilize canetas coloridas para destacar as palavras-chave, porque ao passar o olho pelas suas anotações, as palavras em destaque vão saltar entre as linhas, favorecendo a lembrança da matéria. O ideal é anotar com as suas próprias palavras, mas também é possível reproduzir a fala do professor, se assim você preferir.