É possível reprovar no 9 ano?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Mas não há muito o que comemorar. A taxa de reprovação do 6o ao 9º ano alcança 5,1%. A porcentagem pode parecer baixa. Mas, em números absolutos, fica clara a quantidade de estudantes reprovados: quase 54 mil, de um total de 1,058 milhão.

No estado de São Paulo, os alunos são avaliados ao final de ciclos de aprendizagem e só então, na última série do ciclo, podem ser reprovados. No Ensino Fundamental, os ciclos são considerados do 1ª ao 3º ano, do 4º ao 6º ano, e do 7º ao 9º ano.

Faltas e notas abaixas da média, no 9° ano não pode passar devendo para nenhuma matéria, é isso que reprova. É só garantir que consiga as noltas mínimas no final do ano, fale com os professores e peça trabalhos extras para garantir a nota.

Desde 2010, resolução do CNE (Conselho Nacional de Educação), que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais, recomenda que não deva haver reprovação nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Segundo o documento, as três séries iniciais constituem o ciclo da alfabetização e letramento.

Segundo um parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), escolas públicas e privadas estão recomendadas a evitar a reprovação dos estudantes em 2020, com a possibilidade de antecipação do início do ano letivo de 2021 para garantir a aprendizagem que não tenha ocorrido no ano anterior.

Segundo o último Censo Escolar, é entre o 6o e o 9o ano, no ensino fundamental 2, que alguns dos maiores “palavrões” da educação começam a ganhar robustez estatística, tais como reprovação, distorção idade-série e abandono escolar.

BRASÍLIA - Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revelam que o primeiro ano do ensino médio é a série escolar com o maior percentual de reprovação e evasão da educação básica com 15,3% e 12,9%, respectivamente, durante o Censo Escolar 2014/2015.

Pensando em 2023
Olhando desde já para o próximo ano, as escolas devem ter planos para garantir as aprendizagens tanto dos alunos que foram aprovados com dificuldades quanto daqueles que foram retidos.

Para passar de ano letivo em uma escola pública, você precisará do total de 24 pontos na média. Dependendo de suas médias, ainda dá tempo de recuperar. Ou seja, você deverá somar todas as médias obtidas, e perceber quanto falta para chegar a 24 pontos no total.

Brasil O primeiro ano do ensino médio é a série que tem o maior índice de reprovação e evasão escolar no Brasil.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

Repetir de ano pode gerar efeitos negativos sobre a autoestima e as futuras oportunidades de emprego. Ao não passar de ano, a criança é separada daqueles que até então eram seus amigos.

Não existem leis que formalizem a reprovação no país
Para a educação inicial, nos anos de alfabetização, a Lei 9.394/96 proíbe a reprovação dos alunos, seguindo ordens da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso acontece por essa fase não caracterizar nível ou subnível educacional.

O Saeb avalia estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença).