É possível repetir no 3 ano?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Esta é uma pergunta que recebo com frequência e a resposta é sim. Pode ser reprovado por falta, mesmo com boas notas e no último ano do Ensino Médio, porque esta é um determinação de lei federal.

Na rede de ensino do Estado de São Paulo, na qual a escola está inserida, é adotada a progressão continuada no Ensino Fundamental em três ciclos: do 1º ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. No Ensino Médio, a retenção pode acontecer em qualquer série.

Reprovação apenas a partir do terceiro ano
- É recomendado que seja um processo ininterrupto dos seis aos oito anos. Depois, começa outro período da educação, que abrange o quarto e o quinto anos - observa Ferreira.

E se o aluno faltar a ponto de ficar reprovado é uma reprovação difícil de ser revertida , mas sempre é possível recorrer por intermédio da lei federal n. 8069/90 em seu artigo 53, inciso III que diz ” direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores”.

Sim. A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

Na rede estadual há, desde 1984, o Ciclo Básico, que eliminou a reprovação entre a 1ª e a 2ª série. A deliberação ainda deverá ser regulamentada pelos sistemas de ensino -estadual, municipais e privado- e não estabelece prazo para que isso ocorra.

A percentagem de alunos que reprova ou desiste de estudar no ensino secundário tem vindo a diminuir, continuando a ser o 12.º o ano mais difícil para os estudantes, segundo uma análise da Lusa.

O primeiro ano do ensino médio é a série que tem o maior índice de reprovação e evasão escolar no Brasil - Jornal O Sul.

Veja 7 dicas para recomeçar os estudos no 3º ano do Ensino Médio:

  1. 1 – Organização.
  2. 2 – Aulas.
  3. 3 – Revisões.
  4. 4 – Faça vestibulares e conheça editais.
  5. 5 – Tenha lazer e cuide da saúde.
  6. 6 – Faça um cursinho.
  7. 7 – Dedicação.

Na nova configuração, o conteúdo tem um foco maior nas disciplinas de Português e Matemática, podendo o aluno fazer escolhas sobre as demais áreas de ensino: se deseja forcar mais nas matérias de exatas ou de humanas. Há ainda a junção com o ensino técnico.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Então confira algumas ações que o professor pode fazer para melhorar o desempenho de seus alunos.

  1. Entenda a causa da nota baixa do aluno e só então decida como agir. ...
  2. Inove no método de aprendizado. ...
  3. Procure novas formas de se comunicar com os alunos. ...
  4. Envolva a tecnologia no aprendizado. ...
  5. Movimente o aluno.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Em conclusão, repetir de ano pode ter certas vantagens para algumas crianças. No entanto, antes de tomar uma decisão tão importante, vários fatores devem ser analisados. Além disso, é necessário recorrer a um especialista nessa área, como um psicopedagogo, por exemplo, além de ver essa opção como o último recurso.

Não! Segundo entendimentos recentes e uniformes do Tribunal Regional Federal 1ª Região- Brasília-DF, reprovar um aluno por faltas, mesmo que estas tenham sido justificadas com atestado médico, é uma prática ilegal, abusiva e desproporcional, ainda mais se o aluno obtém média para aprovação na disciplina.

Reprovação em uma matéria não deve levar aluno a repetir ano, diz ministro - 02/09/2014 - UOL Educação.

O aluno não pode ser reprovado por falta, as faltas não podem ser abonadas, porém, se o estudante justifica com um atestado médico válido a ausência, essas faltas não podem ser computadas para o aluno ser reprovado ou não.