É possível recuperar o amor no casamento?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Se o relacionamento não estiver saturado ou muito danificado por desavenças, é possível sim. As orientações abaixo vão ajudar a fazer justamente isso! Caso elas não sejam o suficiente para reviver a chama na relação e o casal ainda queira investir no relacionamento, vale fazer terapia de casal.

Sim é possível salvar o seu casamento desgastado, mas lembre que isso não depende só de você. Salvar o casamento é um processo, e um conjunto de fatores que levará a relação a um novo nível.

Reatar o casamento mesmo após o divórcio não é impossível, e exige do casal profunda reflexão. A reconstrução de um casamento, ainda que trabalhosa, é possível de ser realizada, como nos explicou anteriormente a psicóloga Mara Lúcia Veríssimo. E isso, mesmo após a separação, a mudança de casa e até mesmo o divórcio.

O que fazer quando o amor acaba?

  1. Enfrente a negação. É muito difícil aceitar que a ideia do “felizes para sempre” pode acabar. ...
  2. Seja sincero. ...
  3. Saia da zona de conforto. ...
  4. Tenha atitude. ...
  5. Confie no tempo. ...
  6. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Infelizmente, deixar de amar alguém, pode ser igualmente fácil. Porém, apaixonar-se novamente pela mesma pessoa depois de tê-la esquecido, é extremamente difícil. As pessoas não voltam a amar; elas reconquistam o amor. E essa pode ser uma jornada longa e árdua, mas extremamente recompensadora.

Ela listou alguns sinais que indicam que o amor acabou, como a falta de interesse em passar tempo juntos, falta de intimidade física, falta de comunicação e compartilhamento de ideias e pensamentos.

A média é de dois anos. Outros elementos, não só os químicos, influenciam, claro, como o lado psicológico, as personalidades, o histórico de relacionamentos, o grau de expectativa que cada um cria, o tipo de educação, o relacionamento que teve com os pais, a cultura, que é muito importante."

Conheça agora os 7 sinais que o seu casamento vai acabar em...

  1. Fim das relações sexuais.
  2. Desilusão.
  3. Excesso de críticas.
  4. Vocês não conseguem se entender.
  5. Vocês não passam tempo juntos.
  6. Vocês fogem das discussões.
  7. Você está lendo essa lista.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe". O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

As mulheres experimentam maior dor após a separação de um parceiro. Parece que, quando se trata de sofrer e se recuperar de uma separação, existem diferenças entre os sexos . As mulheres experimentam maior dor emocional, mas também se recuperam muito melhor, como um estudo realizado pela Universidade Binghamton.

É preciso que o motivo de ambas as partes esteja claro, para garantir que ele justifique uma nova tentativa. Também é essencial que o casal discuta os motivos que levaram à separação – antes de encerrar o assunto de vez. Para que o novo casamento seja mais saudável, é preciso muito diálogo entre os dois.

Como saber se ele me ama?

  • Ele fala bem de você? ...
  • Ele te escuta? ...
  • Ele abre mão das coisas por você? ...
  • Admira menos o seu corpo e mais o que você é? ...
  • As decisões dele incluem você? ...
  • Ele faz planejamentos futuros com você? ...
  • Ele compartilha fraquezas com você? ...
  • Ele quer te fazer feliz?

6 sinais de que o relacionamento acabou

  • Falta de expectativas no casal. ...
  • Você não tem paciência com seu(sua) companheiro(a) ...
  • Muitos momentos de silêncio incômodo em seus encontros. ...
  • Vocês discutem muito. ...
  • Existe uma falta de interesse. ...
  • Falta de apetite sexual. ...
  • Você pensa que ficaria melhor sozinho(a)

As razões para voltar a um antigo amor podem ser muitas, por exemplo, o conforto daquilo que já conhecemos pode ser um grande motivo, assim como o desconforto em abraçar novas relações por medo do desconhecido. Há ainda o perseguir de um projeto de vida, de um sonho, de algo que um dia idealizamos com aquela pessoa.

É muito importante que o casal fique atento aos sinais de que o relacionamento está se desgastando e o amor se esfriando para que juntos se posicionem. esse desgaste é um processo e muitas vezes o casal vai se acomodando e não percebe ou tem dificuldades para resolver, por acreditar que não tem mais chance.

O fato de o seu marido não te procurar mais pode significar que ele simplesmente não te ama ou não te acha atrativa. Em qualquer dos casos, é uma demonstração clara que de ele não deseja mais seguir com você. E se ele quer algo diferente, o divórcio pode ser uma das únicas saídas possíveis.

Sugiro que comece pela busca de um psicólogo, o qual avaliará a situação e, caso perceba a necessidade, solicitará uma investigação médica do caso. Inicialmente pesquise se há problema orgânico, com a ajuda de um ginecologista.

Um ano de casamento: “estágio de consciência” 3-4 Anos de casamento: perigosa “zona de conforto” 5-7 Anos de casamento: “a crise dos 7 anos” Qual a média de tempo de um ... Tudo é vivenciado com muita emoção aos 20 anos. Nenhuma fase da vida é como esta e você manterá a memória deste dia como em nenhum outro momento.