É possível recuperar dinheiro depois de depositado na conta de uma pessoa?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
3.9 / 5 13 votos

Primeiro comunique o banco no qual a transferência foi feita. Depois comunique o banco que recebeu a transferência. Registre um boletim de ocorrência. Caso o valor não seja devolvido procure um advogado e/ou a defensoria pública (caso não possa pagar por um advogado)

Comunicar o mais rápido possível o banco de origem dos recursos – Em muitos casos é possível cancelar uma transferência que foi agendada. Caso o valor tenha sido enviado por DOC o cancelamento pode ser feito em até 1 dia útil, dependendo do banco.

Boleto falso só acarreta em ressarcimento se vítima provar que fraude partiu do banco, diz especialista. Em relação ao golpe do boleto falso, o ressarcimento só será realizado se a vítima conseguir provar que a fraude partiu de dentro do banco ou por meio dos canais de atendimentos próprios das instituições bancárias.

Será que é crime usar dinheiro que caiu na conta por engano? A resposta é sim! Trata-se de crime de apropriação indébita. A apropriação indébita acontece quando alguém fica com bem móvel, incluindo dinheiro, que não lhe pertence.

Em caso de negativa do recebedor em efetuar a devolução, o consumidor que fez o Pix errado pode ingressar com uma ação contra aquele que praticou o ilícito no Juizado Especial Cível ou no Juízo Comum, a depender do valor apropriado.

De sorte que, se houver estelionato, fraude, furto ou roubo, de modo a privar o correntista dos valores depositados, a responsabilidade do banco é objetiva, não se indagando acerca da culpa.”... Evidente, portanto, a responsabilidade do banco, que deve suportar os riscos de sua atividade.

Caso você tenha feito um Pix errado e a pessoa se negue a devolver o dinheiro, você deverá realizar um boletim de ocorrência e em seguida procurar um advogado para auxiliar no desenrolar da situação.

Para isso, você deve procurar uma delegacia da polícia civil para registrar um B.O por estelionato. E se o crime for cometido por uma empresa o boletim de ocorrência pode ser registrado na delegacia do consumidor. Além disso, é possível fazer o bo online, o site da própria Polícia Civil do seu estado.

Sempre se atente se a data e horário batem com o momento em que o suposto comprador disse ter feito a transferência ou se nomes e logotipos da instituição financeira aparecem de forma correta na imagem. Outras características que podem entregar o golpe são alterações de formato, tamanho da letra ou estilo de fonte.

Para cancelar, é preciso acessar a seção de transferências agendadas no aplicativo ou em contato com o banco, solicitando que a operação não seja efetuada, até às 23h59 do dia anterior à efetivação do TED.

O estorno de TED por divergência nos dados é feito em poucas horas após a transferência. O estorno de DOC por divergência nos dados pode demorar até 2 dias úteis. Caso o erro seja apenas no valor da transferência você deverá entrar em contato diretamente com o responsável pela conta que o valor foi depositado.

Em outras palavras, qualquer prejuízo inesperado para o consumidor deve ser ressarcido pelo banco. "A vítima deve entrar em contato com a instituição financeira para informar a fraude e contestar os valores. Também deve registar o boletim de ocorrência (B.O.) na delegacia de polícia física ou virtual.

Afinal, em caso de sequestro relâmpago o banco devolve o dinheiro? Atualmente, no poder judiciário já existem várias decisões a favor desta devolução, obrigando bancos a devolverem integralmente ou parcialmente os valores. Normalmente, o que é analisado é a identificação do comportamento de risco do cliente.

A resposta objetiva não é boa: infelizmente, não tem como cancelar um Pix enviado. Isso acontece porque o Pix é uma operação em tempo real. Como o próprio nome entrega, é um sistema de pagamento instantâneo. Ou seja, em poucos segundos, o dinheiro sai da conta do pagador e vai para a conta do recebedor.