É possível rastrear quem usa VPN?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

VPNs realmente reduzem suas chances de ser rastreado, mas nenhum software vai ajudar se você não tomar cuidado. Essa captura de tela específica foi feita de um teste de criptografia de VPN pela Wireshark. Não há palavras em texto simples; portanto, os dados estão criptografados!

Abra o app Configurações do dispositivo. VPN. Caso não seja possível encontrá-la, pesquise "VPN". Se ainda assim a opção não estiver disponível, procure ajuda com o fabricante do dispositivo.

Grande risco de violações de segurança
Se até o momento você tinha certeza de que usar a VPN é seguro, saiba que uma rede inteira pode ser exposta pela VPN a ameaças como ataques de sniffing, DDoS e spoofing.

Registro de endereços IP
A guarda dos registros pode ser estendida por até 60 dias por pedido de autoridade policial ou pelo Ministério Público.

Com uma ferramenta de monitoramento, você pode usar o protocolo SNMP para monitorar o status de Up/Down do túnel VPN, mas você também deve tentar coletar nome de usuário, endereço IP, endereço local, versão do cliente, duração da conexão, horário de início/fim da conexão e uso de largura de banda.

Funcionalidades da VPN
Dessa forma, o tráfego de dados circula de maneira criptografada até esse servidor, disfarçando seu endereço IP e também tornando a sua localização inacessível. Outra funcionalidade de uma VPN é poder acessar conteúdos que têm restrições regionais.

Como desativar a VPN no Android
Basta seguir estes passos: Vá até Preferências do sistema e clique em Rede. Selecione sua conexão VPN no painel esquerdo. Clique em Desconectar.

2 Quais as preocupações que devemos ter ao construir uma VPN ? 3 Como podemos garantir a segurança de uma VPN ? Utilizando autenticação, controle de acesso, confidencialidade e integridade de dados.

Acesse as configurações do seu telefone. Selecione “Sobre o dispositivo”. Toque em “Status”. Aqui você pode encontrar informações sobre o seu dispositivo, incluindo o endereço de IP.

Para encontrar a localização de nossos servidores VPN, faça o download de nossas aplicações aqui: Download do aplicativo Windows VPN. Download do aplicativo VPN Mac OsX. Download do aplicativo Android VPN.

A VPN é um recurso para quem busca privacidade e segurança na hora de se conectar à internet. Com ela, é possível redirecionar a sua conexão, acessando uma rede privada e mais protegida, e com outras informações que escondem seus dados originais, como um novo IP e uma localização diferente da sua atual.

Uma das principais desvantagens de usar uma rede privada virtual é a conexão lenta. Isso porque, com a VPN, você está adicionando mais uma camada à sua conexão, o que pode causar atrasos.

No Brasil, o uso de internet VPN é legal e está em conformidade com o Marco Civil da Internet, legislação que regula o uso da internet no país. A lei não proíbe o uso de VPNs e reforça a importância da proteção e privacidade dos dados dos usuários na rede.

OpenVPN

Qual é o protocolo VPN mais seguro? Muitos especialistas recomendam o OpenVPN como o protocolo VPN mais seguro. Ele usa criptografia de 256-bits como padrão, mas também oferece outras criptografias, como a 3DES (triple data encryption standard – ou “padrão de encriptação tripla de dados”).

"A única forma de você saber exatamente quem é que está em qual lugar – e é isso que a polícia usa – é pelos provedores. Se acontece algum crime, o advogado, a polícia ou alguém tem que solicitar isso ao provedor de serviço, e ele dirá quem estava conectado naquela hora e naquele IP", explica Amatte.

Para rastrear IP e ter acesso à identidade de quem enviou ou recebeu informações, é preciso ter autorização judicial, seguindo a legislação brasileira. A quebra do sigilo dos dados só pode ser feita com uma autorização do juiz. Se você quer descobrir qual é o seu endereço IP, o procedimento é muito mais fácil.