É possível quebrar o pescoço estalando?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Sim! A pessoa pode até mesmo quebrar o pescoço por causa de um estalo. Pacientes que têm esse hábito de forma compulsiva costumam ter lesões significativas nos processos espinhosos das vértebras cervicais.

– Dormência; – Dificuldades respiratórias; – Alterações no sistema nervoso central. Por ser sensível, uma fratura nesta região pode ser paralisante e, dependendo do grau da lesão, fatal.

O estiramento do pescoço pode produzir a dissecção das artérias, causando problemas no fluxo de sangue cerebral e, consequentemente, o derrame.

O aumento do atrito dos corpos vertebrais na coluna podem levar ao que chamamos de artrose ou seja um processo degenerativo no qual ocorre o desgate da cartilagem articular. O processo de artrose muitas vezes gera esses “estalidos” conhecidos como crepitacoes. Procure assistencia médica para uma avaliaçao e tratamento.

De maneira simples e direta, a presença de crepitação na ATM, descrita pelos pacientes como barulho de areia, é um forte indício de um processo degenerativo na articulação.

Os estalos ou cliques, quando não são acompanhados de dor, são normais. O barulho é causado por atrito entre as articulações.

Homem fratura pescoço em acidente grave de carro, sobrevive e é considerado milagre na Inglaterra. Um pedreiro sobreviveu a um acidente gravíssimo de carro, contra todas as probabilidades, e é considerado um milagre em Newcastle, na Inglaterra.

Geralmente, o torcicolo é provocado por má postura, estresse ou sobrecarga do pescoço durante exercícios físicos, mas também pode surgir após pancadas, ser um sinal de algum problema na coluna e, nos casos mais graves, indicar tumores cerebrais, por exemplo.

Se estalar pode trazer malefícios. Esse hábito estressa os tendões, cartilagens e ligamentos, além de aumentar a produção de líquidos internos, que são prejudiciais ao movimento articular. Na coluna, por exemplo, esse simples hábito pode predispor ao aparecimento de hérnias e protrusões discais.

O hábito de estalar os pulsos não faz mal e nem causa problemas nas articulações, como artrite — desde que haja moderação. Por outro lado, marque uma consulta com o ortopedista se você sentir dores ou apresentar uma vermelhidão e um inchaço descomunais.

Esse movimento geralmente não traumatiza a articulação e, portanto, não 'engrossa' os dedos nem causa nenhum dano aos ligamentos, cartilagens e tendões.” No entanto, se o ato de estalar os dedos for feito de modo compulsivo, há risco de causar frouxidão ligamentar e até uma doença articular degenerativa.

O que pode ser? Sensações de ruído ou areia, ranger ou atrito de superfícies, as vezes são percebidas na região posterior do pescoço e podem estar associados a processos degenerativos da coluna vertebral cervical. Consulte um médico para avaliar a integridade óssea da sua coluna cervical e demais estruturas vizinhas.

A sensação de estalos na cabeça pode estar relacionada a problemas no pescoço, disfunção na articulação da mandíbula ou a um estado de ansiedade. Os problemas podem estar relacionados ao desgaste natural da região, redução de líquido nas articulações e /ou por contratura muscular.

Chama-se artrose cervical a doença degenerativa que afeta a zona do pescoço. Esta patologia afeta sobretudo as cartilagens, provocando desgaste, que por sua vez origina dor, por vezes aguda, nas vértebras da coluna cervical.

5 exercícios curtos e simples para fortalecer o pescoço

  1. Elevações de cabeça para baixo com disco. ...
  2. Elevações cabeça para baixo com disco. ...
  3. Resistência assentada com Arnês de Cabeça. ...
  4. Exercício isométrico para os lados. ...
  5. Exercício isométrico para a frente e para trás.

Em grande parte dos casos, a dor no pescoço pode estar associada à tensão muscular que pode ser provocada por má postura, estresse, trabalhar por muitas horas em uma só posição ou dormir de maneira desconfortável.