É possível perder o tampão e não perceber?

Perguntado por: oalbuquerque . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

4Pode ocorrer do tampão mucoso ir saindo aos poucos e assim nem ser tão percebido pela mulher durante a gravidez. 5O tampão pode sair semanas antes do início do trabalho de parto, portanto não entre em desespero. Basta ficar atenta aos sinais, principalmente quando começarem as contrações.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos
No geral, a futura mamãe ainda pode ter outros desconfortos, como maior dificuldade para dormir, sensação de batimentos cardíacos acelerados, dor nas costas mais intensa e mais cansaço.

Saída do tampão mucoso
Normalmente, o tampão mucoso é expelido quando a gestação está a termo (ou seja, entre 37 e 42 semanas), e sua saída pode indicar que o colo do útero está se preparando para o trabalho de parto.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

Quando ele sai? O tampão sai quando o bebê atinge uma maturidade onde seus pulmões já estão bastante desenvolvidos e prontos para a vida fora do útero. Nesse momento, acontece uma baixa hormonal, que é a responsável pela expulsão da secreção gelatinosa e pegajosa.

Quando o tampão mucoso é expelido do organismo, é um sinal de que o corpo está se preparando para que o bebê saia, além de também ser o primeiro sinal de que o colo do útero está dilatando.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas.

Além disso, as contrações de treinamento, apesar do incômodas, não causam dor e a mulher não tem dilatação. Para realizar o parto, o aviso do corpo inclui dores que variam entre moderadas e fortes.

Os primeiros sinais de trabalho de parto: Contrações
No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

A bolsa d'água, que envolve o bebê no útero é formada por duas membranas e preenchida pelo líquido amniótico, que tem a função de proteger o bebê contra traumas e infecções. Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes.

— Quando a bolsa se rompe, a gestante não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas, podendo ser confundido com urina.

Quando perde o tampão tem que ir pro hospital? Não necessariamente. Apesar de sabermos que o parto pode estar próximo, a perda do tampão mucoso não é um evento que necessite que você vá ao hospital. Se não há perda de líquido amniótico, nem contrações você poderá ficar em casa.

Veja alguns sinais que indicam o início do trabalho de parto
Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso. Se seu tampão mucoso, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode estar começando.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.