É possível perder o bebê e não sentir nada?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Independentemente de qualquer sinal, o aborto só pode ser confirmado após um exame médico. Por isso, em caso de suspeita, procure um serviço de saúde.

Quais os sintomas

  • Dor na região da pelve e febre;
  • Ocorrência de sangramento de cor vermelha viva ou em marrom com ou sem odor;
  • Cessação dos sintomas típicos de uma gravidez, como náuseas e vômito;
  • O volume uterino e barriga param de aumentar.

O exame padrão-ouro para confirmação do diagnóstico é a ultrassonografia transvaginal.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Recomenda-se inspirar pelo nariz e soltar pela boca para uma respiração diafragmática correta. Após isso apertar delicadamente a barriga (abaixo do umbigo) e sentir onde está o maior volume. Ali naquele local é possível sentir o bebê se movimentar, não por cima da barriga, mas por dentro!

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

A gravidez anembrionária ou gravidez anembrionada trata-se de uma condição que ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não se desenvolve como embrião, gerando um saco gestacional vazio.

A morte ainda no ventre (abortamentos espontâneos ou morte fetal) pode ser explicada pela medicina por vários fatores, entre eles doenças genéticas do próprio feto, causas maternas como síndromes hipertensivas, anemias, infecções, desnutrição, uso de drogas licitas ou ilícitas, problemas com a placenta ou parto ...

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Em torno da décima semana, os níveis de hCG estabilizam por um breve período, então começam a diminuir lentamente e, após o quinto mês, já estão baixos, visto que a função do corpo-lúteo — de secretar progesterona — é assumida pela placenta. Como dissemos, o hCG é um hormônio exclusivo da gravidez.

Com 4 semanas já é possível ouvir o coração bater, com 8 semanas o feto já tem bracinhos e perninhas mais aparentes e a formação dos dedos também começa. Ao final do trimestre, o bebê tem o rosto praticamente todo formado e seus genitais estão definidos — apesar de não ser possível descobrir o sexo ainda.

Segundo mês de gravidez e suas mudanças
Além dos dedos das mãos e dos pés, pequenas unhas crescerão. Seu pequeno poderá começar a fazer pequenos movimentos, mas você ainda não será capaz de senti-los.No final do segundo mês de gravidez, os órgãos, esqueleto e os membros já estarão lá.

O diagnóstico de gravidez anembrionada é feito por meio da ultrassonografia transvaginal, realizada, geralmente, a partir da 7ª semana de gestação. No entanto, a confirmação é dada apenas quando o saco gestacional mede mais do que 20 mm e não foi encontrado nenhum sinal do embrião.

Após localizar o saco gestacional na imagem do ultrassom, é preciso observar de qual lado o bebê está. De acordo com os testes realizados, se o bebê estiver para a esquerda, é menina. Se estiver à direita, é menino.

No primeiro trimestre e no comecinho do segundo, o feto se mexe o tempo todo. Dá cambalhotas, roda, mexe as pernas e os braços. Por volta da 19a semana, ele passa a variar entre três posições: pélvica (quando o bebê fica sentado), córmica (na transversal) e cefálica (de cabeça para baixo).

São movimentos sutis e em algumas vezes quase imperceptíveis, caso a mulher esteja em sua primeira gestação. Sentir os movimentos mais concretos da gravidez só acontece por volta das 18, 20 semanas quando a barriga também começa a aparecer. Neste tempo, realmente dá para perceber que é o bebê se movimentando1.

Dor abdominal com sangramento vaginal. Dor abdominal causada por contrações uterinas. Dor abdominal com perda de líquido pela vagina. Dor abdominal associada à dor para urinar.

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a pseudociese (gravidez psicológica), também existe a gravidez silenciosa aonde a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre. Ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

Mas é necessário alertarmos que o aborto retido pode ser completamente silencioso. Em alguns casos a mulher pode passar por várias semanas sem notar nenhum sinal.

Há concepção, mas não embrião
“Tecnicamente, você concebeu, e é por isso que um teste de gravidez pode dar um resultado positivo. Mas, se nenhum sinal de embrião aparecer em um segundo ultrassom, em uma data posterior, então, você provavelmente experimentou uma gravidez química”, afirma o médico.