É possível pegar sotaque?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Eliminar o sotaque é quase impossível. Mesmo depois de décadas falando uma língua que não é a sua, a grande maioria das pessoas ainda terá algum sotaque. Isso acontece porque o cérebro humano “aprende” ou “grava” os sons da pronúncia da língua materna quando somos crianças.

Compreenda as entonações diferentes e as pratique.
Escute o novo sotaque e compreenda os sons que são diferentes de seu idioma nativo. Reproduza e trabalhe na entonação. Modificar aos poucos a sonoridade e incorporá-la é a melhor maneira de começar a mudar o sotaque.

7 DICAS PARA NEUTRALIZAR O SOTAQUE!

  • Decida se você deve mesmo neutralizar o sotaque. ...
  • Verifique se o seu problema é morfológico. ...
  • Ouça sua própria voz e dicção. ...
  • Cante. ...
  • Brinque com travas-língua. ...
  • Converse com outras pessoas.
  • Imite outros sotaques.

Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.

As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. O português, como se sabe, imperou sobre os outros idiomas que chegaram por aqui, mas sofreu influências do holandês, do espanhol, do alemão, do italiano, entre outros.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

Sotaque Carioca é o oficial do Brasil.

Tem uma realização sonora e não há como fugir disso. Então não existe o não tem sotaque.

O sotaque do estado do Rio de Janeiro e algumas áreas do sul do Brasil é mais neutro. O sotaque da Capital do Rio de Janeiro, os cariocas, também nao é considerado padrão. O sotaque nordestino em geral também nao.

Você precisa treinar bastante, sempre lembrando de começar pela musculatura da língua e também ouvir muito as referências de sotaque neutro que temos em nossa mídia. Não só ouvir, mas principalmente, reproduzir com os mesmo sons utilizados por eles.

Até que alguém nos ensine a produzir novos sons, nós não os escutamos. É por isso que uma pessoa pode ficar 40 anos em um país diferente sem perder o sotaque”.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”

Além dos sons, fatores como a melodia também individualiza a maneira de falar de pessoas que possuem diferentes sotaques. Podemos dizer, então, que, no caso daqueles que falam a mesma língua, todas as pessoas têm sotaques e eles são específicos das regiões onde vivem.

Trata-se da glotofobia, uma forma de discriminação linguística aplicada às pessoas cujo vocabulário ou pronúncia não corresponde à norma dominante da língua.

Quem tem o sotaque mais atraente? Em segundo lugar, aparece o sotaque gaúcho, com preferência de 33% dos entrevistados. O terceiro, quarto e quinto lugar ficam com os sotaques paulista (27%), carioca (25%) e pernambucano (17%), respectivamente.

Em Portugal, usa-se muito a segunda forma: o tu e o vós. Esse formato causa ainda mais estranheza para o ouvido dos brasileiros, que temos como costume usar o você e o nós.

O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Por exemplo: Tu falaste com a Maria ontem?

Um dos primeiros sotaques brasileiros nasceu da miscigenação entre portugueses e indígenas. Na região onde hoje é o estado de São Paulo, na época dos bandeirantes, surgiu a língua geral paulista.

Por isso, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal. A cidade do Rio de Janeiro foi sede da corte portuguesa entre os anos 1808 e 1821 e, deste período histórico, ainda restaram algumas características na fala.

Continuar lendo É normal pegar sotaque?