É possível pegar gripe de gato?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Apesar da convivência próxima entre gatos e pessoas, a gripe dos gatos não pega em humanos. Isso acontece porque os agentes causadores da doença nos felinos são espécie-específico, ou seja, só conseguem infectar esta espécie.

Tratamento e recuperação do gato gripado
Podem ser utilizados soros, antibióticos, colírios, pomadas, suplementos vitamínicos e uma alimentação apropriada. Em alguns casos, a internação deve ser feita para que o animal se recupere da melhor forma possível.

Embora o aparecimento da gripe em gatos seja mais comum em animais jovens, ela pode acometer felinos de qualquer idade. No geral, quando a doença é causada pelo calicivírus, ela tem duração aproximada de uma a duas semanas. Já no caso do herpesvírus, o ciclo da doença é maior e varia entre duas e quatro semanas.

Quem sofre com a doença deve evitar os chamados alérgenos, substâncias capazes de desencadear os sintomas da rinite alérgica. Um exemplo é o pelo de gatos e cachorros.

O gato resfriado tem sintomas que o tutor costuma notar com certa facilidade, mas que podem variar de acordo com o caso. Vale lembrar que pets filhotes, adultos e velhinhos, de qualquer raça ou sexo, podem ser acometidos. Por isso, se você perceber um dos sinais no seu animal, precisará levá-lo ao médico-veterinário.

Assim como as pessoas, é normal gato espirrar. Os espirros são reações naturais do corpo para expulsar algum organismo estranho à via respiratória, por meio do nariz. É por isso que os espirros ocasionais não são motivo de preocupação.

Se seu pet está com o nariz entupido e espirrando, isso pode ser um sinal de alergia. Pólen, comidas e ácaros são possíveis causas de irritação no nariz do seu melhor amigo peludo.

É bom ressaltar que nenhum tipo de medicamento para humanos deve ser administrado aos gatos. Pode até ser um impulso querer dar um remédio para gripe, mas isso não pode ser feito de modo algum. Isso porque a concentração desses remédios é pensada para pessoas, não para animais.

Gripes e infecções respiratórias: em alguns casos, pode ser receitada amoxicilina para gatos resfriados. A rinotraqueíte é um dos quadros mais comuns.

A dipirona é um medicamento de uso comum para humanos, porém muitas dúvidas surgem quando a pergunta é “posso dar dipirona para gatos?” Sim, dipirona pode ser dada para gatos!

Um gato gripado apresenta sintomas como febre, espirros constantes, falta de apetite, olhos lacrimejando, coriza, dificuldade para respirar, lesões no interior da boca e até conjuntivite. O comportamento felino também muda, pois ele tende a ficar mais recluso e sem vontade de brincar, por exemplo.

Dormir com gatos pode ser um problema mais grave para as pessoas que apresentam alergias e rinite, já que passar a noite com o bichano pode agravar os problemas respiratórios do dono. O que é curioso neste caso é que não é o pelo do gato que causa o problema em si, e sim a descamação da pele do animal.

“Depende. Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo.

De maneira geral, não há problemas do felino dormir na cama de seu tutor, desde que você não tenha alergia. Por isso, caso encontre o pet em sua cama, a recomendação é: aproveite a companhia e o carinho do animal. Faz muito bem.

Por esse motivo, não se deve passar Vick no nariz do gato, pois o cheiro será extremamente desconfortável para o animal, além da possibilidade de causar intoxicação, a depender da dose utilizada.

Doenças transmitidas pelo gato: saiba quais são

  • Toxoplasmose. ...
  • Alergia respiratória. ...
  • Infecção por Bartonella Henselae. ...
  • Doenças transmitidas pelo gato comum: micose de pele. ...
  • Síndrome da larva migrans visceral. ...
  • Esporotricose.

2 – Pode dar banho no gato toda semana
Como já sabem, os gatos se limpam com as famosas lambidas. Então, você até pode dar banho em gato, mas não com tanta frequência. Especialistas recomendam que o bichano passe por um banho mais profundo ocasionalmente, para retirar as impurezas que podem se acumular.

Remédios caseiros para gripe de gato

  1. Ajude-o a comer. ...
  2. Proporcione calor e água fresca. ...
  3. Evite correntes de ar. ...
  4. Limpe olhos e nariz. ...
  5. Aumente a umidade do ambiente. ...
  6. Deixe-o descansar muito. ...
  7. Ofereça suplementos naturais. ...
  8. Leve-o ao veterinário.

A lisina é um aminoácido muito usado em felinos Mas qual a importância da lisina? Ajuda aumentando a imunidade, combater doenças infectocontagiosas, como a rinotraqueite. A lisina também ajuda na reabsorção de cálcio no organismo, fortalecendo o sistema musculoesquelético dos felinos.