É possível passar de uma pessoa introvertida para extrovertida?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Apesar disso, muitos tratam esses espectros de forma binária, logo, se sou introvertido, não há chance alguma de reproduzir algum comportamento típico de pessoas extrovertidas e vice-versa.

Alguns de nós são naturalmente extrovertidos; é parte de nossa personalidade, e é como funcionamos melhor. Para outras, tornar-se extrovertido é um comportamento que pode ser aprendido pela prática e que envolve aprender como se apresentar para os outros, como começar conversas e como ter confiança em si mesmo.

Para um introvertido tímido socialização é, sem dúvidas um das maiores questões. A boa notícia é que, como diversas outras habilidades, a socialização também pode ser treinada. Fazer isso pode ajudá-lo a se tornar menos tímido, mais habilidoso socialmente e mais extrovertido.

Pessoas introvertidas tendem a ser mais introspectivas. Se você faz parte desse time, uma boa ideia é reservar um tempo durante o dia para alinhar seus pensamentos e garantir que eles estejam em ordem, especialmente, antes de dar o próximo passo e tomar alguma atitude importante.

Dicas de networking para introvertidos

  1. #1 Socializar de forma casual com uma pessoa. Nem todo networking precisa acontecer em um grande evento. ...
  2. #2 Estar preparado para sair da zona de conforto. ...
  3. #3 Evitar parecer desconfortável. ...
  4. #4 Ser verdadeiro à personalidade. ...
  5. #5 Recarregar as energias. ...
  6. #6 Fazer networking online.

O grau em que você é introvertido ou extrovertido é influenciado pela genética. Fora de todos os traços de personalidade que têm sido estudados, introversão / extroversão é um dos mais fortemente hereditários. No entanto, uma série de fatores ambientais – como a forma como você é criado – influenciam também.

Embora a tendência seja pensar que pessoas extrovertidas tenham vantagem no convívio social em relação a pessoas mais retraídas, a verdade é que não há um perfil mais vantajoso quando o objetivo é o sucesso nas relações interpessoais.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

Existem pessoas que podem ser tímidas e introvertidas também, uma vez que não são características excludentes. Dá para fazer um teste para descobrir.se a pessoa é um dos dois.

Quando a gente fala de introversão, a gente tá falando de uma preferência. A introversão te faz preferir fazer coisas mais calmas, que envolvem mais olhar pra dentro. A timidez tem a ver com a dificuldade de socializar, uma dificuldade em enfrentar certos problemas, ter medo.

O ambivertido, por sua vez, sente-se cansado quando passa muito tempo sozinho ou muito tempo com os outros. Ele fica bem e recarregado quando transita entre períodos curtos de solitude e períodos curtos de socialização.

As mais recomendadas são:

  1. Aceitar-se do jeito que você é Quando a pessoa se aceita como tímida, o sentimento deixa de ser um tabu. ...
  2. Forçar-se. ...
  3. Transformar a timidez em um sentimento a seu favor. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Aprender uma segunda língua. ...
  6. Divertir-se consigo mesmo. ...
  7. Respeitar-se.

Conhecer o tipo de introversão que você possui é algo muito importante. São elas: o introvertido social, introvertido contemplativo, introvertido ansioso e o introvertido contido ou inibido.

A timidez pode estar relacionada com o medo de não ser aceito, insegurança, ausência de algumas habilidades sociais, às vezes necessidade de fazer tudo de forma perfeita, o que desencadeia preocupação excessiva com erros, enfim.

Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido.

Eles gostam de refletir e esvaziar seus pensamentos.
Quando os introvertidos, especialmente os ansiosos, finalmente têm tempo para relaxar no final do dia, geralmente gostam de refletir sobre seus eventos diários, seja escrevendo um blog, diário ou expressando seus pensamentos de outra forma criativa.

Quando uma pessoa introvertida gosta de alguém, ela vai ficar nos mesmos lugares do que o amado, ou fará o mesmo caminho que ele faz para voltar para casa da faculdade, por exemplo. É o modo que ela encontra de se aproximar de você, tentando juntar a coragem para se aproximar e conversar.

Sim, você pode ser tímido mesmo sendo extrovertido. O extrovertido, em geral, é aquela pessoa que se sente bem quando está rodeada de outras pessoas.

Aproximadamente metade da população se identifica como introvertida. A maioria das pessoas fica em algum lugar na faixa intermediária do espectro introvertido-extrovertido, inclinando-se um pouco para um lado ou para o outro, e todos possuímos qualidades diferentes que se enquadram nos dois campos.