É possível parar de pensar?

Perguntado por: omendes5 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

É possível parar nossa mente por alguns momentos. Podemos parar alguns pensamentos que começam a se formar, especialmente em momentos difíceis e estressantes. Mas isso não é sustentável ou benéfico para nós. O que estamos fazendo com a meditação é explorar a nós mesmos, descansar e fortalecer nossas mentes.

Não é possível esvaziar a mente, mas práticas como meditação podem auxiliar a concentração e o gerenciamento das nossas ideias”, diz o médico Fernando Gomes Pinto, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Pessoas muito ansiosas costumam ter pensamentos intrusivos, pensamentos catastróficos. É importante buscar ajuda psicológica. Quando a ansiedade se torna exacerbada (fora de controle) e afeta seus hábitos ou compromete sua vida cotidiana, o ideal é procurar ajuda profissional.

A ruminação mental é um dos principais problemas psicológicos relacionados à depressão e ansiedade. Um exemplo de ruminação é quando ficamos “remoendo” uma discussão com um colega de trabalho ou familiar, e os pensamentos se repetem e persistem em nossa mente.

7 dicas infalíveis para esvaziar a mente

  1. Pratique a meditação. Encontre um lugar tranquilo e confortável. ...
  2. Faça uma pausa para respirar. Reserve alguns minutos para respirar profundamente. ...
  3. Pratique atividades relaxantes. ...
  4. Desconecte-se da tecnologia. ...
  5. Escreva suas preocupações. ...
  6. Pratique gratidão. ...
  7. Cultive momentos de silêncio.

Lendo sobre o assunto você verá que emoções vêm antes dos pensamentos. Deveria ser lógico. Quando crianças, a nossa relação com o mundo foi emocional, nossas experiências eram emocionais, e sobre elas fomos construindo 'pensamentos' ou entendimentos não lógicos sobre nós, sobre os outros, sobre o 'mundo'.

O pensamento nos coloca diante de algo para ser avaliado, compreendido ou escolhido sem ter esse algo efetivamente a nossa frente. Ele elabora conceitos, idealiza, dá significado, cria juízos e faz com que tenhamos dentro de nós um universo bem peculiar.

O autoconhecimento é o primeiro para quem deseja se livrar do lixo emocional e fazer uma reciclagem por completo. Porém, essa prática deve ser diária e constante, pois envolve o desejo de olhar mais profundamente para si próprio. Ademais, esteja aberto para sentir, ouvir opiniões sobre seu comportamento e conduta.

Atitudes simples podem ajudar a limpar a mente e diminuir o...

  1. Sono de qualidade. Uma boa noite de sono traz mais tranquilidade para lidar com os desafios. ...
  2. Meditação. A ideia central da meditação é concentrar-se no momento presente. ...
  3. Atividade física regular. ...
  4. Alimentação. ...
  5. Socialização.

Um estudo publicado na revista Current Biology indica que “pensar demais” pode provocar o acúmulo de glutamato no cérebro, devido ao exercício do controle cognitivo. Ainda assim, os pesquisadores afirmam que é cedo para dizer que muitas horas de trabalho mental cause um acúmulo tóxico da substância no organismo.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Mito. Eis aí algo que precisa ser esclarecido: uma pessoa diagnosticada com TDAH que recebe o devido acompanhamento e tratamento tem a inteligência normal e até acima da média, com desempenhos surpreendentes.

A mente funciona através de pensamentos. Nossa forma de relacionar com o mundo que nos cerca se dá através de interpretações que fazemos da realidade. Essas interpretações são os nossos pensamentos. A partir do que pensamos iremos sentir e agir.

Pensamentos intrusivos são apenas pensamentos
Muitas vezes nem estamos conscientes deles, e outras vezes, nos incomodam, pois não condizem com nosso modo de ser, de pensar e de agir.

Pensar demais não é uma característica inata — como a cor dos olhos — é uma estratégia aprendida. Fazemos essa escolha consciente ou inconscientemente, como uma forma de tentar lidar com adversidades, com o que pensamos e sentimos. Então, se é assim, é algo que podemos mudar.

Mas o que é higiene mental? Especialistas a definem como um processo de limpeza da saúde mental, que acontece por meio de algumas atividades e estratégias. Seu objetivo é proporcionar o equilíbrio da mente, de maneira a evitar transtornos de cunho emocional, como a depressão, a ansiedade e a síndrome de burnout.

De acordo com Paulo Dalgalarrondo em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, o pensamento é constituído por três elementos: conceitos, juízo e raciocínio. Os conceitos são representações mentais sem informações sensoriais sobre um determinado objeto ou ideia.

Os pensamentos causam reações bioquímicas em seu cérebro que liberam sinais químicos, e esses sinais químicos fazem o corpo se sentir exatamente como você estava pensando. Esses sentimentos, então, fazem com que você gere mais pensamentos que fazem você se sentir da mesma forma que você era.

O pensamento e o sentimento eram vistos por Jung como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões. O pensamento está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. Sentir é tomar decisões de acordo com julgamentos de valores próprios.