É possível parar de fumar?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Parar de fumar é uma decisão individual e própria de cada um. Os medicamentos disponíveis irão auxiliar o dependente nessa fase de mudança, especialmente na superação da síndrome de abstinência. Hoje em dia existe uma série de estratégias para auxiliar o fumante no abandono do hábito de fumar.

Aos poucos, a vontade de fumar, que parece incontrolável, diminui a intensidade. Para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos.

Os dois primeiros dias são os piores. Daí em diante, a frequência e a intensidade das crises vão diminuindo e a falta que você sente do cigarro também. Segue abaixo uma relação de medidas simples que podem ajudá-lo a superar essa fase difícil das crises de abstinência.

Sentindo vontade de fumar: A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos.

O importante é, primeiramente, saber que essa “fissura” é passageira e, geralmente, não dura mais que 5 minutos.

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

A bronquite, que é a inflamação das vias aéreas mais centrais, e a bronquiolite, inflamação das pequenas vias aéreas, melhoram muito assim que o indivíduo para de fumar – e podem ser totalmente revertidas no intervalo de dois a cinco anos após a cessação do tabagismo.

Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.

Incluir pequenos lanches intermediários (meio, manhã e tarde) são recomendados: frutas / sucos naturais, frutas secas (damascos, figos secos, bananas-passa, ameixa seca), frutas oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes) ou barras de cereais /sementes.

A água ajudará a eliminar a nicotina e a amenizar o efeito de desidratação causada pela presença desta substância no corpo.

Entidades como os Pretos Velhos, que se utilizam do fumo em seus. cachimbos, do vinho tinto, ou dos Caboclos com seus charutos, ou mesmo. dos Exús e Pombo Giras com seus aguardentes, champanhes, cigarros ou. Essa entidade é tida, dentro da Umbanda, como uma versão feminina de Exú.

Existem medicamentos indicados para o tratamento do tabagismo e cuja prescrição deve ser individualizada a cada pessoa. Genericamente estes medicamentos se distribuem em três grupos: terapia de reposição de nicotina (TRN), antidepressivos (bupropiona) e agonistas de receptores de nicotina (vareniclina).

Meditar. A meditação pode ser muito útil no processo de parar de fumar. Isso porque a prática reduz o desejo pelo cigarro e ajuda a treinar o autocontrole. Dessa forma, é possível mudar a forma como você responde a esses impulsos quando eles surgem.

A nicotina presente no cigarro é um componente altamente viciante, além de outros elementos químicos que também causam dependência. Há ainda um fator importante que prejudica o fumante na hora de abandonar o vício: a questão psicológica. “Quem fuma tem a sensação que o cigarro ajuda a enfrentar os problemas.

Para os beijoqueiros de plantão, uma má notícia: beijar na boca ultrapassou o ato de fumar e beber álcool como principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.