É possível parar de beber sozinho?

Perguntado por: epires . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Há quem consiga parar de beber sozinho, mas muitos recorrem a outros neste processo. Se for seu caso, não tenha vergonha. Procure quem possa te ajudar, seja o Alcoólicos Anônimos, um clinica de recuperação evangelica gratuita ou um tratamento particular.

Parte desta dificuldade acontece porque o consumo do álcool é tão aceito culturalmente que as pessoas nem sempre enxergam que ultrapassaram os limites e agora manifestam dependência. Porém, mesmo para quem admite a necessidade de tratamento, este processo é bastante desafiador.

Os sintomas podem retornar após um tempo, pois a crise de abstinência alcoólica pode durar de 4 até 6 semanas, sendo a duração dos sintomas menor, porque se alternam, o que a pessoa sente hoje pode não ser igual ao que sente amanhã.

Quais são os sintomas da depressão alcoólica?

  • cansaço;
  • irritabilidade;
  • baixa autoestima;
  • pouca ou muita fome;
  • sentimentos de fracasso e de culpa;
  • tendência a pensamentos negativos e falta de esperança;
  • perda do interesse por atividades que antes eram prazerosas;
  • dificuldade para dormir, insônia ou sono em excesso.

– Na verdade, com a interrupção do consumo, evitamos o desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo hipertensão arterial, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, doença hepática e problemas digestivos e problemas de saúde mental causados pelo álcool incluindo depressão e ansiedade – completa Renke.

Pelo menos 1 vez por semana, consumo de mais de 3 drinks em um único dia para mulheres ou mais de 4 drinks em um único dia para homens. Um episódio de embriaguez por semana. Consumo de mais de 20 dias seguidos de bebidas alcoólicas em qualquer quantidade.

1ª semana. A ingestão da bebida alcoólica atrapalha o sono restaurador, fazendo que a pessoa se sinta menos descansada e fique propensa à sonolência diurna. A desidratação causada pela substância provoca dores de cabeça, o que atrapalha a concentração. Isso começa a melhorar após uma semana de abstinência.

Infelizmente, não. Apesar de existirem alguns tipos de chás que podem minimizar o efeito da interrupção do consumo da bebida, a verdade é que não existe nenhum remédio caseiro que venha a inibir os efeitos da dependência química de forma definitiva e “milagrosa”.

Parar de fumar, ou pelo menos tentar parar, pode ajudar a reduzir o consumo de álcool. Um estudo publicado recentemente na revista científica BMC Public Health, mostrou que, ao contrário do que se acreditava, tentar largar o cigarro não aumenta a ingestão de álcool.

Existem medicamentos para o tratamento do alcoolismo?

  • Tratamento farmacológico para o alcoolismo. ...
  • Dissulfiram. ...
  • Naltrexona. ...
  • Acamprosato.

Fase crash: Até 5 dias após a interrupção do consumo. Provoca forte desejo de consumir a droga.

Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo. Acontece quando o espírito se satisfaz por meio das emanações do encarnado, assim como um animal vampiro que se alimenta do sangue.

Uma das portas de entrada também pode ser a vontade de socializar, fazer amigos e ser aceito num grupo, já que alguns dos efeitos do álcool são a euforia e a desinibição, fazendo cada vez maiores os motivos para beber. Além dos fatores externos, sabe-se que a genética tem muita influência na herança dos vícios.

O acetaldeído sofre ação de outras enzimas até ser depurado no organismo. Esse trabalho acaba sobrecarregando o fígado e, quanto maior a ingestão de álcool, mais esse órgão é deteriorado pela agressão aguda e crônica das células hepáticas", explica a Dra.

Conheça os tipos de alcoólatras

  • Alcoólatra jovem adulto. O estudo americano sobre os tipos de alcoólatras indica que 31,5% dos dependentes se encaixam nessa categoria, que corresponde ao maior grupo. ...
  • Alcoólatra jovem antissocial. ...
  • Alcoólatra funcional. ...
  • Alcoólatra crônico. ...
  • Alcoólatra familiar intermediário.

Os especialistas afirmam que cortar a ingestão de álcool também melhora o desempenho cognitivo, já que a bebida para de interferir nas células nervosas e na depressão do sistema. Madela indica que cortar o álcool de vez também oferece melhora no desempenho de quem pratica atividades físicas.

Beber todo dia não é normal; saiba como identificar o alcoolismo - 27/07/2020 - UOL VivaBem.

O uso do álcool é considerado de baixo risco, se a pessoa beber um ou dois copos de bebida alcoólica por dia. Se beber mais, estará fazendo uso nocivo do álcool. Portanto, quem diz “Não sou alcoólatra. Só bebo à noite, em casa, uns três uísques”, enquadra-se no segundo padrão de consumo.

Tiralcol Propamedic Pó é indicado como auxiliar no tratamento do uso excessivo de bebida alcoólica. O medicamento é um pó amarelado levemente adocicado facilmente solúvel que não altera demais o sabor dos alimentos.