É possível para a juventude de hoje mudar o futuro?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O impacto adicional na radicalização dos movimentos de juventude acontece porque os jovens hoje, em período de crise econômica, são desproporcionalmente afetados pelo desemprego e, portanto, estão desproporcionalmente insatisfeitos. Mas não se pode adivinhar que rumos tomarão esses movimentos.

E a estimativa é que esse número cresça ainda mais, com 70% dos postos de trabalho ocupados por eles até 2030. Já a Geração Z, que são os nascidos entre 1995 e 2010, estão chegando agora no mercado de trabalho e trazendo um novo olhar à lógica das relações pessoais e profissionais.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Falta acesso ao ensino médio e profissionalizante e, em conseqüência disso, faltam empregos e segurança. Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% da causa de morte nesta faixa etária são em função da violência (homicídios), de acidentes no trânsito e de suicídio, portanto causas externas evitáveis.

Segundo a ONU, os jovens de 10 a 24 anos representam um quarto da população mundial e devem se engajar nas causas ambientais para promover uma mudança na relação da humanidade com o meio ambiente. “Temos que atuar em conjunto e engajar a juventude. São os jovens que farão o uso amanhã da biodiversidade.

Atualmente as questões relativas aos processos e dificuldades de inclusão no mundo social vividos pelos jovens que se encontram num momento de construção dos seus espaços e modos de inserção, formação e preparação para uma vida adulta geram impasses e indagações que refletem no modo como estes estabelecem as relações ...

Ter um planejamento de vida logo no início, reflete em quão rápido você alcançará seus objetivos. Por que? Porque você adquire uma visão clara de onde, quando e como você quer estar daqui X anos. Lewis Carroll diz “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

Como se pode constatar, a maior riqueza nacional é a nossa juventude. Temos uma estrutura etária marcadamente jovem e constituímos um capital humano muito importante para o desenvolvimento do país, pois temos uma classe juvenil com capacitação nas mais diversas áreas do saber.

As prioridades do plano incluem abrir novas rotas para envolver os jovens e amplificar suas vozes; fortalecer o foco da ONU no acesso a serviços de educação e saúde; colocar empoderamento econômico dos jovens na frente das estratégias de desenvolvimento, com foco em treinamento e empregos; trabalhar para garantir seus ...

Passos para o sucesso do jovem no mercado de trabalho

  • Conheça os desafios e esteja pronto para eles. ...
  • Não deixe de buscar uma boa formação. ...
  • Use o networking como uma de suas armas secretas. ...
  • Não pare de se atualizar. ...
  • Saiba cuidar de si e dos seus resultados.

As tarefas devem ser executadas como forma de mostrar que os pré-adolescentes e adolescentes são parte de um núcleo familiar e, por isso, devem dedicar tempo e trabalho aos espaços comuns. Incentive o desenvolvimento de habilidades, mesmo que não sejam o propósito final da vida profissional deles.

Sem sombra de dúvida, a falta de experiência é o principal desafio para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. É bem comum que a maioria das empresas faça essa exigência, até mesmo para cargos mais simples e que não demandam tanto conhecimento técnico. Uma forma de contornar isso é fazendo trabalhos voluntários.

Ser jovem é ser forte, é conseguir enxergar o mundo por todos os ângulos, é ter sonhos e querer realizá-los, é ser ousado mesmo sentindo medo, é ter a arte de reinventar quando necessário, é ser estratégico, é estar imerso em um contexto de grandes desafios e complexidades.

O novo formato do ProJovem vai permitir que jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer.

Na sociedade moderna, embora haja variação dos limites de idade, a juventude é compreendida como um tempo de construção de identidades e de definição de projetos de futuro. Por isto mesmo, de maneira geral, a juventude é a fase da vida mais marcada por ambivalências.