É possível pagar a carência do plano de saúde Unimed?

Perguntado por: oribeiro3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

É possível pagar a carência do plano de saúde? Sim, é possível fazer a compra de carência do plano de saúde para ser atendido em um prazo menor ou ter carência zero. Nesse caso, é necessário pagar um valor a mais chamado agravo, que é um valor a mais na mensalidade do convênio médico por um determinado período.

Se ainda assim a carência do plano de saúde para partos for um impedimento, existem duas opções:

  1. pagar a carência, por meio de um agravo;
  2. contratar um plano de saúde que aceite a portabilidade de carências.

60 dias para consultas e exames de rotina; 90 dias para terapia simples, fisioterapias e tratamentos ambulatoriais; 180 dias para internações clínicas e cirúrgicas, para exames de alta complexidade, inclusive para transplante de rim e córnea; 300 dias para partos a termo.

É possível quebrar a carência do plano de saúde em caso de urgência ou emergência? Em alguns casos, sim, é possível pagar a mais ao plano de saúde para antecipar a carência (o que chamamos de agravo em plano de saúde e explicaremos adiante).

É possível quebrar a carência para parto se houver qualquer situação de urgência ou emergência com a mãe ou com o bebê que justifique a antecipação do parto, ou se naturalmente este for realizado, por exemplo, até a 36ª semana, pois nesse caso não poderá haver carência de 300 dias.

É possível pagar a carência do plano de saúde? Sim, é possível fazer a compra de carência do plano de saúde para ser atendido em um prazo menor ou ter carência zero. Nesse caso, é necessário pagar um valor a mais chamado agravo, que é um valor a mais na mensalidade do convênio médico por um determinado período.

O único tipo de plano que não possui carência são os planos coletivos empresariais a partir de 30 vidas, segundo determinações da ANS. Recomenda-se, portanto, fazer uma boa pesquisa para encontrar a modalidade e a operadora que melhor atendem aquilo que você e sua família procuram em um convênio médico.

A Nipomed é pioneira no Sistema de saúde preventiva desde 1977 e por isso, é o plano de saúde sem carência e sem reajuste de faixa etária que oferece aos seus associados a opção de ter de esperar para ser atendido.

A resposta é sim.
Não existe qualquer impedimento para que uma gestante contrate um plano de saúde, da mesma forma como doenças e problemas pré-existentes não são motivos para impedir qualquer pessoa de aderir a um plano também.

Em média, um parto no Brasil na rede particular sai por R$ 15 mil – incluindo o obstetra, um auxiliar e/ou um instrumentador, um anestesista e um pediatra neonatal -, segundo Antônio Jorge Salomão, diretor da AMB (Associação Médica Brasileira).

Basicamente, o período de carência é o tempo que você precisa esperar para começar a utilizar os benefícios do seu plano após a contratação. Essa é uma garantia legal que as operadoras de convênios médicos têm em relação aos seus beneficiários.

No entanto, a carência para parto é de 300 dias, ou seja, 10 meses.

Quanto custa o agravo plano de saúde? Não existe um valor exato a ser cobrado no agravo. O valor do agravo é variável de acordo com o risco estimado pela operadora para a cobertura dos eventos relacionados a doenças e/ou lesões declaradas pelo beneficiário.

Se a cirurgia for de urgência ou emergência não pode haver negativa por carência, pois deve prevalecer a proteção à vida do paciente.

Os prazos máximos de carência estabelecidos na legislação são: • urgência e emergência - 24 horas; • parto a termo - 300 dias; • demais casos (consultas, exames, internações, cirurgias) - 180 dias.

O período de carência previsto na contratação de plano de saúde para internações clínicas e cirúrgicas não é aplicável a casos de urgência e emergência.

Imagine, por exemplo, que você começou a ser um contribuinte individual e a fazer recolhimentos em dia. No meio do caminho, porém, você passa a empurrar suas contribuições com a barriga e deixa um tempo em atraso. Neste caso, você vai poder pagar em atraso e, talvez, isso seja considerado para a carência.

Um plano de saúde com carência reduzida pode ter espera de até 24 meses para usar os procedimentos. Quem contrata um plano de saúde no Brasil é porque busca um atendimento na área de saúde rápido e de qualidade, diferente do que ocorre com os serviços públicos.

Ao contratar um plano de saúde para recém-nascido pela Unimed, o bebê não precisa cumprir período de carência. Porém, é necessário obter a assistência antes dos primeiros 30 dias de vida, caso contrário, ele precisará cumprir carência de seis meses.